[RESENHA #858] FANÁTICOS POR PODER - CRISTIAN DEROSA


Sinopse: Publicados desde o início do que se chamou de “pandemia” do vírus chinês, os textos buscam indicar possíveis respostas para as transformações e crises mundiais que vêm acelerando o processo de centralização política internacional e para seus reflexos no Brasil.

O critério que guiou a seleção destes textos foi a explicação didática da situação presente, suas possibilidades futuras e planos de agentes históricos. O livro traz uma abordagem específica sobre cada um dos blocos que concorrem pelo poder global, buscando situar o leitor no contexto relativo à pergunta feita no século passado pelo filósofo espanhol Ortega y Gasset, “quem manda no mundo?”, em uma reflexão livre a partir dos agentes históricos elencados pela teoria da ação histórica exposta pelo filósofo Olavo de Carvalho.

Resenha/Opinião: Esta obra de Cristian Derosa é extremamente atual, trata de temas políticos e sociais frente à situação em que vivemos. O contexto de pandemia do Covid-19 é palco de várias análises pertinentes sobre os atuais sistemas de governo, as intenções políticas e as consequências sociais que estão atreladas a cada decisão tomada.


Durante a leitura entramos em contato com diversos temas, um dos maiores exemplos, e que na minha opinião é o ponto alto do livro, é a discussão sobre o serviço de imprensa, a cobertura feita das informações e também a veracidade do que é passado ao público. Todos os assuntos abordados são contextualizados, há a citação de muitos artigos e trabalhos científicos, isso é algo que me agrada, pois são passíveis de serem consultados posteriormente caso o leitor tenha maior interesse e queira se aprofundar no que está sendo discutido.

É sempre muito importante que o leitor tenha um olhar crítico e questionador, que busque sempre mais informações e se aprofunde antes de formar opinião sobre qualquer tema. A obra tem bastante conteúdo e consequentemente, o livro leva certo tempo para ser lido de forma que possamos absorver o maior número de informações pertinentes.


Pessoalmente, achei a leitura interessante, recebi informações sobre as quais ainda não tinha nenhum conhecimento e que me despertaram a atenção para uma pesquisa mais aprofundada, além de obter uma visão de um ponto de vista diferenciado de assuntos os quais eu já tinha tido um contato prévio, o que me ajudou solidificar alguns posicionamentos. Indico a leitura do livro para aqueles que querem observar uma mesma situação de diversos pontos de vista diferentes e obter embasamento e argumentos para construir uma opinião por si só.

Sobre o autor: Cristian Derosa é jornalista e mestre em Fundamentos do Jornalismo (UFSC), além de aluno do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho e editor do site Estudos Nacionais.

Ficha técnica:
Título: Fanáticos por poder – Esquerda, Globalistas, China e  as reais ameaças por trás da pandemia.
Autor: Cristian Derosa
Editora: Estudos Nacionais
Páginas: 178
Ano: 2020
ISBN-13: 9786599030215
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

0 Comentários