[RESENHA #866] A HISTÓRIA DO MUNDO (VOL. 2) - SUSAN WISE BAUER

Sinopse: Ideal para ser lida tanto em voz alta para crianças pequenas como por crianças maiores sozinhas, a série A História do Mundo proporciona um passeio único por todas as eras da humanidade. Neste segundo volume, são narradas desde a queda do Império Romano do Ocidente no século V até a guerra entre Espanha e Inglaterra no fim do século XVI. A Idade Média: da queda de Roma ao início da Renascença procede de maneira cativante, enfocando as grandes personalidades, introduzindo os episódios sob aspectos curiosos e se ocupando de caracterizar a cultura e a religiosidade de cada povo. Sua autora, Susan Wise Bauer, é uma historiadora com sólida formação clássica e conhecida por sua escrita descomplicada. Por meio de capítulos curtos, ela abarca tanto a Europa como as Américas, a África, a Oceania e o Oriente, e em mais de um ponto presenteia o leitor com paráfrases dos principais mitos ou criações literárias que moldaram a mente e moveram a história dos povos humanos.

Resenha/Opinião: Publicado pela É Realizações nesse ano de 2021, "A Idade Média: Da Queda de Roma ao Início da Renascença" é o segundo volume da série "A História do Mundo" e foi escrito pela autora americana Susan Wise Bauer. Esse livro apresenta 42 capítulos, além três apêndices e índice que servem de guia para o leitor. Logo no início da leitura somos levados para o Império Romano e aqui a autora demonstra todo o poder e glória de Roma de forma breve e sucinta. Susan fala sobre a enorme extensão do Império Romano, bem como sobre a sua capacidade de engenharia, pois os engenheiros romanos construíram centenas e centenas de estradas para unificar o império.

Em seguida ela passa para a queda do império, isso aconteceu em parte justamente pela enormidade do império, o mundo era grande demais para Roma controlar e administrar tudo, sem contar que havia muitos povos que queriam conquistar parte dos territórios que estavam sob o controle de Roma. O declínio do império começou de fato no século III d.C, pois nesse período o império foi dividido entre dois imperadores.

Saindo de Roma, Susan nos leva para a Grã-Bretanha, região essa que ficou livre do julgo romano com a queda do império. Contudo, após a saída dos romanos da Grã-Bretanha os povos celtas ficaram livres e sem um líder central, isso foi o problema, foi as tribos entraram em guerras infindáveis. O que estava ruim ficou pior, pois os celtas que viviam na ilha sofreram outra invasão, pois agora foi a vez dos bárbaros (anglos e saxões) invadirem a região. Os invasores eram numerosos e isso foi um grande problema para os celtas que ao longo do tempo viram suas terras serem conquistadas.

Nesse segundo volume a autora continua apresentando uma linguagem simples e coloquial, algo que ao meu ver facilita e muito a compreensão do público em geral. Outro aspecto importante é que os períodos históricos, bem como as curiosidades são apresentados de forma clara e objetiva, o que torna a leitura dinâmica e prazerosa. Esse não é um livro para pesquisadores acadêmicos, pois o objetivo da autora e realizar visitas breves aos momentos históricos, dessa forma eu recomendo esse livro principalmente para os jovens estudantes.

Sobre a autora: Pioneira na promoção do homeschooling, e tendo sido ela própria educada em casa pelos pais, a historiadora Susan Wise Bauer graduou-se na Liberty University, como visiting student por um período na Universidade de Oxford, e tornou-se mestre em Língua e Literatura Inglesas e Ph.D. em Estudos Americanos, além de Mestre em Divindades pelo Westminster Theological Seminary. Versada em latim (língua que aprendeu quando tinha dez anos de idade) e grego, é uma destacada defensora da educação clássica. Escreveu três romances antes de completar dezesseis anos de idade, foi bibliotecária e tutora de leitura. Em 2008, um de seus trabalhos acadêmicos foi publicado pela Princeton University Press. Atualmente dirige uma editora e integra o corpo docente do College of William and Mary.

Ficha técnica:
Título: A idade médida: Da queda de Roma ao início da renascença
Autora: Susan Wise Bauer
Tradução: Rodrigo Maltez Novaes
Editora: Filocalia (É Realizações)
Páginas: 472
Ano: 2021
ISBN: 9786588143025
Onde comprar: Amazon - É Realizações

Postar um comentário

0 Comentários