[RESENHA #868] A HISTÓRIA DO MUNDO (VOL. 3) - SUSAN WISE BAUER


Sinopse: Este é o terceiro e penúltimo livro da série A História do Mundo. Depois de aprender, no volume 1, sobre a história dos primeiros nômades até o último imperador romano e, no volume 2, sobre a queda de Roma até o início da Renascença, este volume, O Início da Era Moderna: De Elizabeth I à Corrida do Ouro, cobre os principais eventos históricos entre os anos 1600 e 1850 - e inclui mapas, ilustrações e contos sobre cada cultura. Quem era o Rei-Sol? Como os samurais se tornaram lutadores de sumô? O que era o Buraco Negro de Calcutá? E por qual motivo uma cidade da Califórnia foi chamada de Ground Hog Glory? Hoje, mais do que nunca, nossas crianças precisam aprender sobre as pessoas que vivem à volta do mundo. Este interessante guia tece a história do mundo em formato de livro de histórias e é concebido como um projeto de leitura em voz alta para pais e filhos compartilharem (ou para leitores mais velhos desfrutarem sozinhos). A História do Mundo - volume 3 contém, além de ilustrações e mapas, uma cronologia e um guia de pronúncia para nomes pouco conhecidos, lugares e outras expressões.

Resenha/Opinião: Nesse terceiro volume sobre "A história do mundo: De Elizabete I à Corrida do Ouro" de Susan Wise Bauer somos levados para o ano 1600, início da era moderna e período das grandes navegações, época em que os oceanos eram comandados pelas naus portuguesas e espanholas. Nesse mesmo período parte do mundo era comandado por Felipe II, da Espanha, e Fernando I, do Sacro Império Romano, sobrinho e tio respectivamente. Fernando era descendente de Carlos Magno que por volta de um século antes foi declaro Imperador Romano pela Igreja Católica e deveria garantir a paz no continente europeu.

Ao longo da leitura vemos como a Espanha se transformou em uma potência, pois ao descobrir a América por acaso, descobriram ouro, mineral extremamente valioso. O Rei Felipe II da Espanha declarou que essas terras seriam da Espanha e que Deus queria que a Espanha ficasse com o ouro da América do Sul. Contudo, parte da Igreja Católica foi contra esse pensamento, mas os conquistadores ignoraram os sacerdotes que eram contra a exploração dessa nova terra.


Durante o século XVII alguns conflitos eclodiram na Europa e parte deles foram motivados por diferenças religiosas. Na Escócia alguns conflitos ocorreram por diferenças religiosas, pois a Escócia era um país independente, tinha suas próprias leis e sua rainha. Contudo, em determinado momento foram governados por uma regente que era católica e os escoceses naquela oportunidade eram protestantes, isso gerou conflitos entre os lordes e pela busca de poder.

Susan não aborda apenas a história europeia, pois somos levados ao Japão feudal, mais especificamente para o século XVI. Nesse período o Japão vivia em guerra civil, várias famílias buscavam o poder supremo do país, mas nenhuma delas conseguiu de fato unificar os clãs e o país, até que Tokugawa Ieyasu após diversas batalhas conseguiu tomar o poder, ser o centro das atenções, unificar o país e se tornar o primeiro governante Tokugawa do país assumindo o título de Xogum, ou governante militar do Japão.


Enquanto Tokugawa se estabelecia como Xogum no Japão, Henry Hudsonn estava procurando alguma passagem pelo Noroeste do Canadá e nesse mesmo período colonos de Jamestown lutavam pela sobrevivência no estado da Virgínia. Aliás, não foram apenas os ingleses, espanhóis ou portugueses que procuraram estabelecer colônias nas américas, os franceses e holandeses também tentaram a sorte no Novo Mundo, os primeiros obtiveram algum sucesso no Canadá e na América do Sul, enquanto os holandeses apenas no Suriname.

Em seu terceiro volume sobre a história Susan Wise Bauer revisita diversos momentos importantes da história e fica até difícil elaborar uma resenha sobre esse livro, pois são 42 capítulos em que a autora nos leva do século XVI até o século XIX. Entre essas dezenas de capítulos destaco outros momentos acima não citados como a propagação e utilização da mão de obra escrava, algo presente nas américas e até mesmo no continente africano. Susan nos fala sobre os Imperadores Mongóis da Índia, batalhas e peste na Inglaterra, a ascensão da Prússia, guerras contra as colônias nas américas, a importância de Pedro, o Grande na modernização da Rússia e como ela se comporta com o Ocidente.

Para quem adora estudar e ler sobre a história do mundo esse livro é uma boa oportunidade para o leitor estudar temas importantes e aqui a autora nos apresenta a história do mundo de forma leve e envolvente. Os textos de Susan são de fácil compreensão e ao meu ver é uma bela fonte de apoio e estudo para os jovens leitores. Susan apresenta esses eventos históricos de forma sucinta, ou seja, aqui você não vai encontrar eventos históricos de forma aprofundada e detalhada.

A história do mundo: O início da era moderna - de Elizabeth I à corrida do ouro é um livro realmente incrível e me fez lembrar alguns temas que eu estudei na minha adolescência e em nenhum momento foi uma leitura enfadonha, pelo contrário, eu adorei a experiência e oportunidade de ler esse terceiro volume e mal posso esperar pelo quarto e derradeiro volume dessa série maravilhosa.


Sobre a autora: Pioneira na promoção do homeschooling, e tendo sido ela própria educada em casa pelos pais, a historiadora Susan Wise Bauer graduou-se na Liberty University, como visiting student por um período na Universidade de Oxford, e tornou-se mestre em Língua e Literatura Inglesas e Ph.D. em Estudos Americanos, além de Mestre em Divindades pelo Westminster Theological Seminary. Versada em latim (língua que aprendeu quando tinha dez anos de idade) e grego, é uma destacada defensora da educação clássica. Escreveu três romances antes de completar dezesseis anos de idade, foi bibliotecária e tutora de leitura. Em 2008, um de seus trabalhos acadêmicos foi publicado pela Princeton University Press. Atualmente dirige uma editora e integra o corpo docente do College of William and Mary.

Ficha técnica:
Título: A história do mundo (Vol. 3) - O início da era moderna: de Elizabeth I à corrida do ouro
Autora: Susan Wise Bauer
Tradução: Rodrigo Maltez Novaes
Editora: Filocalia (É Realizações)
Páginas: 528
Ano: 2021
ISBN: 9786588143032
Onde comprar: Amazon - Érealizações

Postar um comentário

0 Comentários