[RESENHA #871] A HISTÓRIA DO SENHOR SOMMER - PATRICK SÜSKIND


Sinopse:
 
Quem não conhece o senhor Sommer? Na Vila de Baixo como na Vila de Cima, às margens do lago ou pelos campos ao redor, todos já viram a figura magra que, sempre de mochila às costas e cajado em punho, anda por toda parte, o tempo todo, sem descanso — e sem propósito aparente. Qual o segredo por trás dessas andanças sem fim do velho esquisitão? Ninguém sabe, talvez ninguém mais se importe — ninguém, a não ser o jovem narrador de A história do senhor Sommer.

Ambientada na Alemanha dos anos seguintes à II Guerra Mundial, esta novela de Patrick Süskind acompanha com muito humor e igual delicadeza os anos de formação do rapaz, marcados pelas aparições acidentais — e decisivas — do enigmático andarilho. Aos poucos e ao sabor desses encontros, vai se revelando para o jovem algo do segredo do senhor Sommer — e também alguma coisa das maravilhas e das agruras que a vida reserva para cada um de nós.

Resenha/Opinião: Ambientada em uma pequena vila alemã após a Segunda Guerra Mundial, um homem chama a atenção dos moradores, trata-se do senhor Sommer que com sua mochila às costas e empunhando um cajado que serve como uma terceira perna, anda por toda a parte da manhã até a noite sem descanso e aparentemente, sem um propósito. O senhor Sommer é conhecido por todos, até mesmo pelos cachorros. Ninguém sabe motivo das andanças do senhor Sommer, isso é simplesmente um mistério e algumas pessoas tentam explicar esse comportamento.

Com o passar do tempo o comportamento do senhor Sommer não muda, faça sol ou faça chuva ele continua andando para lá e para cá sem descansar. Contudo, o interesse das pessoas por Sommer diminui, elas simplesmente vão deixando ele de lado e Sommer torna-se apenas mais um item na paisagem. Não há notícias de que Sommer tenha amigos ou família e a única pessoa que Sommer tem em sua vida é a senhora Sommer, ela passa praticamente semana inteira dentro de casa produzindo bonecas, saindo uma vez por semana para realizar compras e levar as bonecas aos correios.

Você pode estar pensando que esse livro é apenas sobre a vida e história do Senhor Sommer como deixa a entender o título, mas não é apenas sobre ele, pois acompanhamos a vida do narrador, ainda no início da leitura ele é um menino que aproveita os seus momentos de folgas e dias em cima de uma árvore, estudando, contemplando a natureza e que diz ter a capacidade de voar. Enquanto acompanhamos a formação desse menino, o tempo vai passando e ele vai narrando a sua história até a fase adulta, no decorrer desse tempo por diversas vezes aparece em seu caminho o misterioso homem conhecido como senhor Sommer.


Patrick Süskind criou uma história maravilhosa, aqui o narrador volta cerca de quarenta anos no tempo recordando a sua vida e a narrativa ocorre quase em tom de conversa. Enquanto acompanhamos as memórias do narrador vemos as transformações no pós guerra, o quanto a vida melhorou para as pessoas com novos meios de transporte. Outro fato interessante de acompanhar nessas recordações foram os contatos que o narrador teve com Sommer, pois esses contatos ainda que breves serviram para de uma forma ou outra marcar e mudar vida dele.

Esse é um livro de ficção e literatura infantojuvenil que serve tranquilamente ao público adulto, pois o autor nos apresenta uma história sobre amadurecimento. Ainda que divertido em certos momentos, posso dizer que a história é um pouco sombria e triste, isso ao meu ver está ligado diretamente com as caminhadas intermináveis e frenéticas do Sr. Sommer, algo me fez refletir rapidamente sobre o que estava acontecendo com ele, eu fiquei questionando qual era a sua motivação para andar sem parar.

A História do Senhor Sommer é um livro incrível, envolvente e reflexivo, além disso o autor é capaz de nos divertir e mexer com as nossas emoções. Em suma, A história do Senhor Sommer foi uma leitura simples, refrescante e de partir o coração. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e fiquei maravilhado, a leitura fluiu muito bem e fico na torcida para que a Editora 34 publique mais obras do Patrick Süsking. Esse livro é imperdível.


Sobre o autor: Patrick Süskind nasceu em 1949, em Ambach, às margens do lago de Starnberg, na Baviera. Depois de estudar humanidades em Munique e Aix-en-Provence, começou a trabalhar como roteirista para a televisão e para o cinema. Sua estreia literária deu-se com o monólogo dramático O contrabaixo (1981), de enorme sucesso nos palcos alemães. Seu primeiro e até agora único romance, O perfume, foi publicado em 1985 e logo se transformou em best-seller mundial, sendo adaptado para o cinema em 2006. Seguiram-se duas novelas, A pomba, de 1987, e A história do senhor Sommer, de 1991, com ilustrações de Sempé — amigo pessoal de Süskind, que por sua vez traduziu para o alemão diversas obras do autor francês. Autor de alguns poucos relatos mais — como Um combate, de 2019, novamente ilustrado por Sempé — e radicalmente avesso à publicidade, Süskind vive entre a Baviera e o lugarejo francês de Montolieu.

Ficha técnica:
Título:
A história do senhor Sommer
Autor: Patrick Süskind
Tradução: 
Samuel Titan Jr. 
Editora: 34
Páginas: 96
Ano: 2021
ISBN: 9786555250558
Onde comprar: Amazon - Editora 34

Postar um comentário

0 Comentários