Resenha/Opinião: Eu lembro muito bem quando Dexter estreou na tv aberta, isso foi em 2010 e passava na Rede TV, naquele período eu tentava não perder um episódio, pois estudava à noite e nem sempre conseguia assistir sempre. Contudo, eu assisti todas as 9 temporadas e nesse ano de 2021 os fãs de Dexter (me incluo nessa) tiveram uma bela novidade, produziram uma nova minissérie chamada Dexter: New Blood. Mas chega de falar da série e vamos falar sobre "A mão esquerda de Deus" (recebeu uma nova edição em 2021), o primeiro de oito livros sobre Dexter.
Em "A mão esquerda de Deus" conhecemos Dexter Morgan, um homem extremamente inteligente, metódico, simpático e especialista em análise sanguínea. Dexter trabalha como perito criminal no Departamento de Polícia de Miami, especialista em borrifos e respingos de sangue, Dexter realiza estudos sobre cenas de crimes e vítimas. Contudo, nem tudo são flores, pois é um ser humano desprovido de sentimentos, ele não possui emoções diante das coisas que acontecem ao seu redor, ele na verdade é um psicopata serial killer e como todo serial killer, Dexter possui um padrão para selecionar as suas vítimas.
Dexter leva uma vida dupla, durante o dia ele trabalha no departamento de polícia e de noite quando o seu lado sombrio fala mais alto ele vai para as ruas, deixa o seu lado de serial killer agir e vai caçar as suas vítimas. Entretanto, o padrão de Dexter é claro, ele persegue e mata criminosos que por um motivo ou outro a polícia não conseguiu levar à justiça, esse padrão de conduto é chamado de "Código de Harry', regras e procedimentos criados por seu pai adotivo, Harry. Além das regras, o pai adotivo de Dexter o treinou e condicionou a interagir com outras pessoas, algo que Dexter desenvolveu muito bem.
Nesse primeiro volume Dexter é atraído por um serial killer que está aterrorizando e disseminando o medo na cidade de Miami. O misterioso serial killer aparenta possuir um método bem semelhante com o de Dexter e isso impressiona o perito forense, pois o serial killer mata as suas vítimas com cortes limpos, demonstrando destreza, isso incomoda profundamente o perito que começa a investigar o misterioso assassino em série.
A mão esquerda de Deus foi muito bem escrito, a linguagem empregada pelo autor é simples e de fácil compreensão, além de ser muito bem narrado, aliás, essa narrativa ocorre sob o ponto de vista de Dexter e de forma bem humorada, pois ele possui um senso de humor negro, algo que está presente até nas situações mais pesadas ou sombrias. Ainda sobre a narrativa posso dizer que é bem envolvente e torna a leitura rápida, mas em alguns momentos o personagem principal tem seus momentos filosóficos nos quais ele reflete e questiona as suas ações.
Eu recomendo a leitura de "Dexter: A mão esquerda de Deus" para todos aqueles que curtem livros de mistério e suspense, mas também para todos que assistiram ou não o seriado e querem curtir um bom livro.
Ficha técnica:
Título: Dexter: A mão esquerda de Deus
Autor: Jeff Lindsay
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 256
Ano: 2021
Ano: 2021
ISBN: 9786555354881
Onde comprar: Amazon
Onde comprar: Amazon
0 Comentários