[RESENHA #872] DEXTER: A MÃO ESQUERDA DE DEUS - JEFF LINDSAY


Sinopse:
 Nova edição do livro que deu origem à aclamada série de TV Dexter, em comemoração à estreia de mais uma temporada com o serial killer mais amado do mundo. Dexter Morgan vive a vida perfeita. Ele é bonito, simpático, charmoso e ama o seu trabalho como analista forense, com especialização em análise de sangue, no Departamento de Polícia de Miami. Mas nem tudo é tão perfeito quanto parece... Por baixo de todas as qualidades, Dexter esconde um terrível segredo: sua sede de matar. Apesar de ser um assassino, Dexter tem uma única regra a seguir: ele só mata pessoas más. Utilizando sua posição no Departamento de Polícia como vantagem, ele escolhe cuidadosamente suas próximas vítimas. No entanto, esse equilíbrio perfeito é alterado quando uma série de assassinatos brutais, com uma assinatura muito parecida com a dele próprio, começa a assolar Miami. Com um misto de medo e orgulho, Dexter inicia uma busca por seu admirador.

Resenha/Opinião: Eu lembro muito bem quando Dexter estreou na tv aberta, isso foi em 2010 e passava na Rede TV, naquele período eu tentava não perder um episódio, pois estudava à noite e nem sempre conseguia assistir sempre. Contudo, eu assisti todas as 9 temporadas e nesse ano de 2021 os fãs de Dexter (me incluo nessa) tiveram uma bela novidade, produziram uma nova minissérie chamada Dexter: New Blood. Mas chega de falar da série e vamos falar sobre "A mão esquerda de Deus" (recebeu uma nova edição em 2021), o primeiro de oito livros sobre Dexter.

Em "A mão esquerda de Deus" conhecemos Dexter Morgan, um homem extremamente inteligente, metódico, simpático e especialista em análise sanguínea. Dexter trabalha como perito criminal no Departamento de Polícia de Miami, especialista em borrifos e respingos de sangue, Dexter realiza estudos sobre cenas de crimes e vítimas. Contudo, nem tudo são flores, pois é um ser humano desprovido de sentimentos, ele não possui emoções diante das coisas que acontecem ao seu redor, ele na verdade é um psicopata serial killer e como todo serial killer, Dexter possui um padrão para selecionar as suas vítimas.


Dexter leva uma vida dupla, durante o dia ele trabalha no departamento de polícia e de noite quando o seu lado sombrio fala mais alto ele vai para as ruas, deixa o seu lado de serial killer agir e vai caçar as suas vítimas. Entretanto, o padrão de Dexter é claro, ele persegue e mata criminosos que por um motivo ou outro a polícia não conseguiu levar à justiça, esse padrão de conduto é chamado de "Código de Harry', regras e procedimentos criados por seu pai adotivo, Harry. Além das regras, o pai adotivo de Dexter o treinou e condicionou a interagir com outras pessoas, algo que Dexter desenvolveu muito bem.

Nesse primeiro volume Dexter é atraído por um serial killer que está aterrorizando e disseminando o medo na cidade de Miami. O misterioso serial killer aparenta possuir um método bem semelhante com o de Dexter e isso impressiona o perito forense, pois o serial killer mata as suas vítimas com cortes limpos, demonstrando destreza, isso incomoda profundamente o perito que começa a investigar o misterioso assassino em série.

A mão esquerda de Deus foi muito bem escrito, a linguagem empregada pelo autor é simples e de fácil compreensão, além de ser muito bem narrado, aliás, essa narrativa ocorre sob o ponto de vista de Dexter e de forma bem humorada, pois ele possui um senso de humor negro, algo que está presente até nas situações mais pesadas ou sombrias. Ainda sobre a narrativa posso dizer que é bem envolvente e torna a leitura rápida, mas em alguns momentos o personagem principal tem seus momentos filosóficos nos quais ele reflete e questiona as suas ações.


Os personagens secundários são interessantes e quero destacar a Deborah Morgan, a irmã mais nova de Dexter. Deborah é filha biológica de Harry Morgan e por incrível que pareça ela desconhece o verdadeiro Dexter Morgan ou a sua verdadeira natureza, é a Dexter que ela habitualmente recorre para pedir ajuda sobre o misterioso serial killer, mas também sobre outros assassinos em série (isso para quem já assistiu a série). Outro detalhe interessante é que Deborah inspirou em seu pai para entrar na polícia e o seu grande sonho é se tornar detetive em Homicídios.

Eu recomendo a leitura de "Dexter: A mão esquerda de Deus" para todos aqueles que curtem livros de mistério e suspense, mas também para todos que assistiram ou não o seriado e querem curtir um bom livro.


Sobre o autor:
JEFF LINDSAY é o criador da série protagonizada pelo adorável matador Dexter Morgan, um perito forense, que esconde um serial killer por trás de uma fachada de homem comum. Depois de lançar os títulos Dexter - A mão esquerda de Deus, Querido e devotado Dexter, Dexter no escuro, Dexter - design deum assassino, Dexter é delicioso, Duplo Dexter e Dexter em cena (todos pela Planeta).

Ficha técnica:
Título: Dexter: A mão esquerda de Deus
Autor: Jeff Lindsay
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 256
Ano: 2021
ISBN: 9786555354881
Onde comprar: Amazon

Postar um comentário

0 Comentários