[RESENHA #879] AO MEU REDOR - ELYSANNA LOUZADA

Sinopse: São Paulo, 1923. Depois de passar anos escondida na Europa, Maria Antônia regressa ao Brasil para atender ao pedido desesperado de sua melhor amiga, Sophia. A partir desse momento, a vida que ela criou em Paris começa a desmoronar. Ao chegar a São Paulo, ela começa a reviver seu passado e os piores momentos de sua vida, onde ela e Sophia foram mantidas em cativeiro por anos. As marcas e as cicatrizes do passado que ela esconde por trás dos vestidos e saias longas, estão mais vivas do que nunca. Dessa vez, porém, ela terá que encarar um contexto totalmente diferente: uma paixão inesperada e, ao mesmo tempo, o reencontro com o seu carrasco.

Resenha/Opinião: Quem vê a linda e rica Maria Antônia não pode nem mesmo imaginou tudo o que ela viveu desde a tenra idade. Orfã ainda pequena, cuidada por uma tia em uma fazenda no interior do Brasil, tudo o que a jovem queria era ser amada e por isso, quando Álvaro de Castro aparece lhe encantando e a chamando para ir embora, ela vai acreditando que terá um bela e boa vida ao lado do homem. Não poderia estar mais enganada. 

Maria Antônia vive os seus piores dias ao lado do homem e sua fuga nada mais é do que uma tentativa desesperada de ser livre novamente. Ela reconstrói sua vida em Paris, mas quando recebe uma carta de sua amiga Sophia, que estava doente e precisaria dela, não há como a mulher negar ajuda a quem tanto lhe ajudou no passado.

Sua volta, porém, é marcada por algo inesperadamente bom. Ela conhece Miguel, a que inicialmente jugou como um verdadeira cafajeste, mas que lhe provou ser completamente o oposto. Eles se aproximam durante a volta ao país e, inesperadamente, acabam indo para o mesmo lugar, onde o contato se torna cada vez mais intenso. 

Porém, no país de seu maior sofrimento, Maria Antônia não conseguiria viver completamente livre novamente sem que os fantasmas de seu passado aparecessem para acertar as contas e agora, além da própria liberdade, ela possuía muito mais a perder. Amigos, amores e o coração. 

Sou verdadeiramente apaixonada por romances de época que acontecem no Brasil, pois é tão raro termos histórias nessa época de nosso país que vejo cada uma como uma preciosidade. Esse livro me ganhou logo de cada por conta do ambiente em que se passa. E a cada página lida fiquei mais encantada com a trama criada pela autora. 

Maria Antônia começa a história como uma moça jovem humilde e sonhadora, como muitas jovens costumam ser. Mas é a realidade e o mau caráter de um homem que a faz mudar e transforma a sua vida completamente ainda em sua juventude. Os horrores que ela passa, apesar de não descritos com detalhes (ainda bem!), são fáceis de imaginar conforme ela narra, pois a autora passa através dos pensamentos e narrativa da personagem todo o seu horror e dor. 

Quando conhecemos Miguel e toda a diferença que ele apresenta do homem do passado de Maria Antônia, é impossível não nos apaixonarmos por ele. Um verdadeiro cavalheiro que sabe como uma mulher deve ser tratada. Saí completamente encantada por ele e por diversas vezes tive vontade de tirar todos os traumas de Maria Antônia para que ela pudesse enxergá-lo de verdade. 

Temos também outros personagens que deixaram a história ainda mais especial, como o melhor amigo de Maria Antônia, Joseph, que possui um passado dolorido e que essa dor acabou por o unir à protagonista. Ainda assim, ele é a alma alegre da história e quem levanta nossa mocinha durante a história. Um perfeito amigo! 

E para o ódio... Posso apenas dizer que tenho dois personagens que disputaram o topo e acabei por deixá-los lá juntos por motivos diferentes, mas ambos carregados de desgosto e raiva. 

O livro possui uma carga dramática bem alta, mas que o torna um romance intenso e único. Com várias discussões muito importantes e reflexões que acontecem de forma natural de acordo com a narrativa. Definitivamente, uma leitura que vale a pena. 

Sobre a autora: ELYSANNA LOUZADA é formada em Língua Portuguesa, Literatura e Inglês, casada e mãe de dois filhos. Autora da trilogia juvenil Herdeiros do Trono, do romance Uma Lição de Amor e integrante da coletânea Grandes Histórias da Bíblia.

Ficha Técnica:
Título: Ao Meu Redor
Autora: Elysanna Louzada
Editora: Astral Cultural
Página: 224
Ano: 2019
ISBN: 9788582468876
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Eu ainda não li nenhum livro ambientado no Brasil que se passe em épocas passadas, exceto livros de cunho histórico e sei que a história da Maria Antônia é incrível!

    ResponderExcluir
  2. Os anos 20 são tão glamorosos! Pela capa imagino que Maria Antônia também seja, mesmo com seu passado difícil

    ResponderExcluir
  3. A ambientação já me conquistou! Além disso, o livro deve ter uma abordagem bem envolvente, reflexiva e sensível por tratar de temas tão delicados, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  4. Que temática diferente. Gostei muito da premissa e das suas considerações

    ResponderExcluir