[RESENHA #881] A CANÇÃO DE AQUILES - MADELINE MILLER


Sinopse: Grécia Antiga, o lar de deuses e reis. Pátroclo, um jovem e tímido príncipe, acaba exilado no reino de Fítia, após um acontecimento trágico. Em seu novo lar, longe de tudo o que conhecia, ele encontra Aquiles – filho do rei e da deusa Tétis.

Aquiles é tudo o que Pátroclo não é: extraordinário em todos os sentidos, belo e com um futuro brilhante já delimitado por uma profecia. Mesmo com essas diferenças, eles desenvolvem uma conexão profunda e se tornam inseparáveis. Durante anos, passam a vida assim, lado a lado, crescendo juntos. E, quando se tornam jovens adultos, esse relacionamento muda para algo ainda mais intenso.

A vida idílica que levam é interrompida quando surge a notícia de que Helena de Esparta foi raptada e que os homens gregos devem partir imediatamente para Troia a fim de libertá-la. Aquiles vê nessa guerra a oportunidade perfeita para enfim cumprir seu destino heroico e decide deixar para trás a corte e seguir para a batalha. Pátroclo, movido pelo amor que sente por Aquiles, o acompanha.

No entanto, mal sabem eles que, além de glória e amor, o destino também tem reservado uma grande dose de sacrifícios. Baseada na Ilíada de Homero, A canção de Aquiles já encantou centenas de milhares de leitores ao redor do mundo. É uma história sobre o poder do amor e a força do destino, mas também das grandes batalhas entre deuses e reis, de paz e glória, de fama eterna e dos segredos do coração humano.

Resenha/Opinião: Eu gosto muito de histórias e mitologia envolvendo os povo helênicos e inclusive eu tomei conhecimento desse livro alguns anos atrás após realizar pesquisas sobre livros de ficção histórica envolvendo a Grécia, aliás, eu li esse livro por volta de 2014 ou 2015, já são tantos anos que não lembro mais. A canção de Aquiles estava esgotado há algum tempo e nesse ano de 2021 a editora Planeta de Livros resolveu publicar uma nova edição desse livro que era aguardado por muitos leitores e me incluo nessa.

A canção de Aquiles é baseada no famoso livro A Ilíada (Homero) e a autora de reconstrói o período e época em que ocorreu a famosa guerra de Troia. Aqui acompanhamos a história de Aquiles e Pátrocolo, o primeiro destinado aos grandes feitos e o segundo é um rapaz tímido, franzino e reservado, o seu pai acreditava que os outros rapazes caçoavam dele, mas essa era uma ideia infundada, pois ele era bem esperto, inteligente e observador. Contudo, ele não era apreciado ou visto com bons olhos pelo deuses e até mesmo pelos mortais. 

Pátrocolo desde criança precisou conviver com o abandono, pois a sua mãe o deixou e o seu pai o rejeitou. Em determinado momento a vida de Pátrocolo muda completamente, pois ele foi exilado por seu pai após cometer um grave acidente, ou seja, a vida do jovem é marcada por desgraças. Na condição de exilado o Pátrocolo passou a viver na corte do Rei Peleu, no reino de Fítia. 

É no reino de Fítia que o exilado conhece o príncipe Aquiles (filho do Rei Peleu), em um primeiro momento há uma estranheza e grandes diferenças entre eles, mas não demora muito para que entre ambos surja um forte laço de amizade, pois crescendo juntos e vivendo no palácio eles precisam se unir para enfrentar as dificuldades impostas pelos tutores. Enquanto crescem o inesperado ocorre, um intenso amor floresce entre eles. Contudo, não é um amor de irmandade ou entre amigos, mas um intenso amor em que leva Pátrocolo a se apaixonar por Aquiles.

Com o passar do tempo Pátrocolo e Aquiles desenvolvem habilidades úteis no campo da guerra e também da medicina, mas os dias de treinos e estudos estão contados, pois Helena, a rainha de Esparta, foi raptada e o guerreiros da Grécia se unem para invadir Tróia e resgatar a bela rainha.


Eu li
"A canção de Aquiles" muitos anos atrás quando ainda não tinha a Saga Literária e na época eu curti muito, mas surgiu a oportunidade de reler esse livro em uma nova edição publicada pela Planeta e não pensei duas vezes. A escrita da Madeline Miller é tem um tom poético, é muito boa, densa e por vezes delicada, já a história é bem envolvente, não tenho o que reclamar, apenas ressaltar que a leitura foi muito prazerosa. Os personagens principais são bem construídos, possuem personalidades e características próprias.

É interessante acompanhar o relacionamento entre Aquiles e Pátrocolo, aliás, todos sabiam desse relacionamento entre eles e havia um respeito sobre a escolha deles. Aquiles invariavelmente menciona Pátrocolo como o companheiro, inclusive de armas. O relacionamento deles não fica na entrelinhas e isso é bem legal, mas também não é algo forçado ou como gritado para todo mundo saber. Há outros personagens históricos e interessantes na trama como: Helena (previamente citada), mas também Páris (príncipe de Tróia), Menelau (Rei de Esparta) e o famoso Odisseu (Ulisses), todos estão envolvidos na famosa Guerra de Tróia.

Madeline Miller levou dez anos realizando pesquisas para elaborar "A canção de Aquiles" e quando finalmente foi publicado dividiu as opiniões. Alguns críticos não gostaram de Pátrocolo, pois defendem a tese de que na Grécia antiga não havia homens com comportamento de menino ou sensível, algo totalmente infundado pelo o que já li sobre a Grécia antiga em inúmeros livros. Em suma, esse é um livro que recomendo para todos que gostam de história, gostam da Grécia antiga ou mesmo de Ilíada, mas também para aqueles que apenas desejam uma boa leitura.

Sobre a autora: Madeline Miller nasceu em Boston, nos Estados Unidos. Estudou na Brown University, onde fez bacharelado e mestrado em Estudos Clássicos. Vive em Narberth, no estado americano da Pensilvânia, com o marido e dois filhos. A canção de Aquiles é seu primeiro livro e foi vencedor do Orange Prize. Nos últimos tempos, o título tem sido um protagonista no aplicativo TikTok, cativando uma nova legião de fãs. Madeline também é autora de Circe, livro que reconta a história da feiticeira da Odisseia e que foi eleita a melhor fantasia de 2018 pelo Goodreads Awards.

Ficha técnica:
Título:
A Canção de Aquiles
Autora: Madeline Miller
Tradução: Gilson César Cardoso de Sousa
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 336
Ano: 2021
ISBN: 9786555354188
Onde comprar: Amazon - Planeta

Postar um comentário

0 Comentários