[RESENHA #882] UMA HISTÓRIA CONCISA DO ORIENTE MÉDIO - ARTHUR GOLDSCHMIDT JR & IBRAHIM AL-MARASHI


Sinopse: Uma história concisa do Oriente Médio fornece uma introdução abrangente à história dessa turbulenta região. Estendendo-se desde o pré-islã até os dias atuais, explora a evolução das instituições e cultura islâmicas, a influência do Ocidente, os esforços de modernização no Oriente Médio, a luta de vários povos por independência política, o conflito árabe-israelense, a reafirmação dos valores e poder islâmicos, os temas em torno da Questão Palestina e o Oriente Médio pós 11/9 e as rebeliões pós-árabes. Esta edição foi completamente revisada para refletir os eventos mais recentes e preocupações da região, incluindo a presença do Eiis e de outros atores não estatais, as guerras civis na Síria e no Iêmen e a crise de refugiados. Novas partes e cronologias parciais ajudarão estudantes a compreenderem e contextualizarem a longa e complicada história da região. Com registros biográficos e glossário atualizados, e com um novo capítulo de conclusão, este livro permanece o texto quintessencial para estudantes da história do Oriente Médio. (Trecho da obra)

Resenha/Opinião: O Oriente Médio é uma região que sempre despertou o meu interesse, seja pela riqueza de sua história nos tempos bíblicos, em especial no antigo testamente, seja pelo período que compreende a expansão do Império Persa e posteriormente as guerras travadas entre a Grécia e a Pérsia, mas também pelo período das Crusadas que foram motivadas por aspectos religiosos, mas também pela invasão de povos do Oriente Médio em regiões que hoje pertencem a Espanha e Portugal.

Uma história concisa do Oriente Médio foi escrito por Arthur Goldschmidt Jr e Ibrahim Al-Marashi e publicado no Brasil em 2021 pela Editora Vozes. Os autores iniciam o livro apresentando a história do Oriente Médio antes mesmo de Muhammad, ou melhor, Maomé. Na verdade os autores nos levam para 10.000 anos antes de Cristo e demonstram que os povos do Oriente Médio desenvolveram várias habilidades para lidar com o seu ambiente perigoso e desafiador, tendo em vista que nessa região há inúmeras dunas de areias, desertos e alguns oásis dispersos. Outro aspecto interessante recaí sobre a flora e fauna, pois ao longo do tempo tiveram que se ajustar diante das inúmeras mudanças climáticas e secas prolongadas.

Na antiguidade (basicamente entre 1000 e 0 a.C.) havia dois grandes impérios, Roma e Pérsia. Contudo, a Pérsia surgiu antes do Império Romano e foi durante a dinastia Aquemênida (550-330 AEC) que a Pérsia, agora chamada de Irã conheceu o seu auge, pois havia governado uma área que se estendia do vale Indo (Sul da Ásia) até o Nilo, dessa forma os persas governaram povos de vários grupos étnicos e religiosos.

Alguns séculos depois, por volta do ano de 570 d.C. nasceu Maomé (Muahammad) e ele iria realizar uma transformação religiosa e cultural na região. Foi no ano de 610 d.C. que Maomé recebeu uma revelação dos céus e isso ocorreu durante o mês árabe do ramadã. Nesse ano Maomé teria recebido a visita de um anjo que disse a seguinte frase "Ó, Muhammad, tu és o mensageiro de Deus, e eu sou Gabriel". 

Inicialmente Maomé pensava que estava louco, mas Gabriel novamente o visitou e desse momento em diante ele tinha uma missão, ele era o mensageiro de Deus aos árabes, essa era uma tarefa fantástica aos seus olhos, pois ele era um comerciante analfabeto de meia-idade, era um órfão que tinha obtido uma pequena riqueza através do seu labor. Desse momento em diante ele passou a pregar a palavra de Alá (Deus).

Outro tema abordado pelos autores e que sempre me despertou interesse é sobre as Cruzadas e aqui eles deixam claro que os cristãos demoraram para se opor ao domínio do Islã nas terras da Espanha e Portugal, aliás, somente quando o Santo Sepulcro em Jerusalém foi destruído por volta de 1009 é que o papa convocou a cruzada, mas nesse primeiro momento nenhum duque respondeu ao chamado. Apenas após o enfraquecimento do Império Bizantino, aliado às perseguições sofridas pelo cristãos em suas peregrinações é que de fato teve início os movimentos das Cruzadas.

Uma história concisa do Oriente Médio ao meu ver é um ótimo livro para você leitor que deseja conhecer a história do Oriente Médio e se familiarizar com os diversos períodos históricos, as guerras que foram travadas e as mudanças que ocorreram nos aspectos sociais e culturais. Apesar de ter uma breve introdução em que os autores falam sobre o Oriente Médio séculos antes de Cristo, o foco do livro justamente reside do nascimento de Maomé em diante, ou seja, abordam um período de aproximadamente 1300 anos. Arthur e Ibrahim levam ao leitor informações importantes como as diferenças existentes entre mulçumanos, sunitas e xiitas, algo que ajuda a nossa compreensão sobre os povos do oriente.


Grande parte do livro explora a ascensão das nações do Oriente Médio e essa ascensão ocorreu de fato com o declínio do Império Otomano. Os autores ao abordarem o declínio do Império Otomano demonstram como os costumes e as práticas religiosas foram confundidas por observadores externos. Outra temática de importância é a interferência das nações desenvolvidas no Oriente Médio, pois essas desejaram controlar estreitos, canais e portos para o transporte de mercadorias e, em última instância o controle do petróleo.

Esse livro é uma ótima oportunidade  para você que deseja adquirir conhecimento sobre a história do Oriente Médio, pois o que não falta aqui são informações, tendo em vista que esse é um livro rico em detalhes. Em suma, esse livro é fascinante e recomendo para todos que amam história ou apenas desejam conhecer mais sobre os países, problemas e pessoas do Oriente Médio.

Sobre os autores: Arthur Goldschmidt Jr. é professor emérito de História do Oriente Médio na Universidade Penn State. É autor de Modern Egypt: the formation of a Nation-State e recebedor do Amoco Foundation Award for Outstanding Teaching (Prêmio da Fundação Amoco por Excelência no Ensino) e do Middle East Studies Association Mentoring Award (Prêmio de Tutoria da Associação de Estudos do Oriente Médio).

Ibrahim Al-Marashi é professor adjunto de História do Oriente Médio na Universidade do Estado da Califórnia, San Marcos. É coautor, com Phebe Marr, de Iraq's armed forces: an analytical history e The modern history of Iraq, quarta edição.

Ficha técnica:
Título:
Uma história concisa do Oriente Médio
Autores: Arthur Goldschmidt Jr & Ibrahim Al-Marashi
Tradução: Caesar Souza
Editora: Vozes
Páginas: 664
Ano: 2021
ISBN: 9786557131527
Onde comprar: Amazon - Vozes

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá! Como vai? Eu já estudei muito sobro os povos do Oriente Médio e ainda não conhecia esse livro. Adorei a resenha, belo trabalho!

    ResponderExcluir