[RESENHA #885] A VIDA INVISÍVEL DE ADDIE LARUE - V. E. SCHWAB


Sinopse: Uma vida que ninguém lembra. Um livro que ninguém esquece.Em A vida invisível de Addie LaRue, o aguardado best-seller de V.E. Schwab, conheça Addie e se perca em sua vida invisível ― porém memorável. França: 1714. Addie LaRue não queria pertencer a ninguém ou a lugar nenhum. Em um momento de desespero, a jovem faz um pacto: a vida eterna, sob a condição de ser esquecida por quem a conhecer. Um piscar de olhos, e, como um sopro, Addie se vai. Uma virada de costas, e sua existência se dissipa na memória de todos. Após tanto tempo vivendo uma existência deslumbrante, aproveitando a vida de todas as formas, fazendo uso de tantos artifícios quanto fosse possível e viajando pelo tempo e espaço, através dos séculos e continentes, da história e da arte, Addie entende seus limites e descobre ― apesar de fadada ao esquecimento ― até onde é capaz de ir para deixar sua marca no mundo.

Resenha: Escrito por V. E. Schwab (autora de Vilões e Tons de Magia), A vida invisível de Addie Larue foi chegou ao Brasil em 2021 e a expectativa por partes dos leitores estava alta, aliás, expectativa essa criada com base nos ótimos livros da autora que foram publicados no país pela Editora Galera Record. 

Adeline LaRue era uma jovem francesa que vivia em uma vila no interior da França do século XVIII e as expectativas que ela tinha para o seu futuro não eram animadoras, as oportunidades em seu tempo eram baixíssimas e era esperado que ela casasse, gerasse filhos e fosse uma mulher do lar. Contudo, os seus sonhos eram outros, ela tinha outros planos para a sua vida e os seus sonhos não condiziam com a sua realidade.

A jovem Addie queria ir além das expectativas criadas por sua família e pela sociedade do seu tempo, ela não queria estar ligada aos paradigmas do seu tempo, queria ser livre e independente, a jovem não queria estar ligada a ninguém ou a qualquer lugar. Em determinado momento Addie aprendeu com uma senhora sobre os deuses, ao mesmo tempo aprendeu que não deveria realizar preces à eles depois do anoitecer. Contudo, Addie resolve realizar um pacto para mudar de vida, o problema é que ela estava fazendo um pacto com um anjo da escuridão, algo desconhecido por ela e que traria uma consequência inimaginável: Addie seria esquecida.


Com o passar do tempo Addie foi perdendo as pessoas ao seu redor, a bem da verdade é que Addie conseguiu a sua tão sonhada liberdade e independência, mas com um preço terrível, ela se tornou imortal e passados 300 anos ela conheceu e vivenciou todos os tipos de experiências, pois lidou com amores e decepções, lutos e dores, ela se tornou uma lembrança, um borrão para aqueles que passaram em sua vida. 

Em certo dia o destino resolve mudar a vida de Addie, pois no dia que ela está em uma livraria surge um homem de cabelos cacheados utilizando óculos redondos e esse homem (Henry) chama a sua atenção ao pronunciar cinco palavras que ela jamais imaginou ouvir novamente: eu me lembro de você. Desse momento em diante surge em Adeline um sentimento de esperança e a promessa de dias melhores. Mas será que esse encontro vai realmente mudar a vida de Addie? Será que tal encontro foi premeditado ou é apenas uma coincidência?

É muito bom ter esse reencontro com a escrita de Schwab após tanto tempo, pois a autora tem uma escrita cativante e fascinante, além disso, a sua prosa é bem bonita e encantadora, o que ao meu ver é um ponto positivo. A narrativa ganha intensidade com a aparição de Henry, esse é um homem que enfrenta inúmeras batalhas internas, entre elas a aceitação e o medo sobre o próprio futuro. 


A protagonista é uma personagem maravilhosa, pois Addie é uma mulher forte, determinada, corajosa e resiliente, tendo em vista que diante das dificuldades ela procura persistir, ela enfrenta todas as adversidades. Apesar de viver com essa maldição (imortalidade ou quase isso), Addie busca aproveitar os pequenos e singelos momentos que a vida oferece, ela busca a alegria em toda oportunidade que surgir em seu caminho. 

Outro aspecto positivo é a construção do enredo, pois é uma obra até certo ponto complexa, tendo em vista que a autora nos leva a questionar sobre alguns aspectos, entre eles o significado de viver, a necessidade de se criar momentos e memórias, mas também do que somos feito e até mesmo qual a importância que damos para as pessoas que estão em nossas vidas. Fica claro que a vida é importante e devemos aproveitar o máximo do tempo que nos é dado.


Sobre a autora: V. E. Schwab é autora best-seller de Vicious, vencedor dos prêmios Publishers Weekly Best Book of 2013; Amazon Best Book of the Year e Amazon Best Book of the Month. Foi semifinalista do Goodreads Choice 2013 Book Awards e ficou entre as melhores de fantasia de 2014, de acordo com as indicações de leitura da ALA (American Library Association). Suas obras estão no topo da lista de leitura de diversos autores, desde Laini Taylor até Chuck Wendig. Também é autora de “A guardiã de histórias” e “A bruxa de Near”.

Ficha técnica:
Título:
A vida invisível de Addie Larue
Autora: Addie LaRue
Tradução: Flávia de Lavor
Editora: Galera Record
Ano: 2021
Páginas: 504
ISBN: 9786555872552
Onde comprar: Amazon

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá! Que livro interessante vou colocar na minha lista. Abraços!


    https://leituracomigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir