[RESENHA #888] TEMPLÁRIOS - DAN JONES


Sinopse: Os templários já foram personagens de inúmeras obras de ficção, filmes e programas de televisão, apresentados como heróis, mártires, assassinos, valentões, vítimas, criminosos, pervertidos, hereges, subversivos e depravados, guardiões do Santo Graal, protetores da linhagem sanguínea de Cristo e agentes viajantes no tempo de uma conspiração global. No campo da história “popular” existe um manancial de fantasias sobre “os mistérios dos templários” – sugerindo sua participação em algum plano atemporal para esconder os segredos sujos do cristianismo, insinuando que a ordem medieval ainda continua em ação, manipulando o mundo como vultos nas sombras. Às vezes isso é muito divertido. Mas não tem nada a ver com os templários reais. Este livro pretende contar a história de como eram os templários, não como as lendas os adornaram desde então.

Resenha/Opinião: A Idade Média foi um período da história da Europa localizado basicamente entre os séculos V e XV, iniciou-se após a queda do Império Romano e termina com a transição para Idade Moderna. Muitos dos leitores que acompanham a Saga Literária já perceberam que eu gosto de história e um dos períodos que eu mais gosto de ler e estudar é justamente esse. Os Cavaleiros Templários surgiram na Baixa Idade Média (séculos XI até XV) por volta do ano de 1119 na cidade de Jerusalém.

Os Cavaleiros Templários é talvez a ordem militar mais conhecida da Idade Média, é claro que há outras ordens famosas como Os Cavaleiros Teutônicos e a Ordem de Malta ou Cavaleiros Hospitalários. Contudo, são os Cavaleiros Templários que realmente despertam a curiosidade dos estudiosos, tendo em vista que rapidamente foram considerados a mais temida e respeitada força militar da época e esse respeito abrangia desde as Terra Santa (Jerusalém), bem como as cortes reais europeias.

Dan Jones inicia a sua obra falando sobre o surgimento dos templários, aliás, a
 origem dos Templários está ligada diretamente a Primeira Cruzada, movimento esse que teve por objetivo reconquista a Terra Santa. Os Templários não surgiram por meio de um movimento popular ou mesmo através de alguma política dos Estados Cruzados. 

Os Templários surgiram como um simples e humilde grupo de escolta para os peregrinos cristãos, tendo em vista que estes eram perseguidos por mulçumanos, principalmente após a Primeira Cruzada, movimento esse que serviu para deixar o clima entre mulçumanos e cristãos ainda mais tenso. Contudo, com o passar do tempo a Ordem dos Cavaleiros Templários foi ganhando força e importância, a organização tornou-se rica, influente e poderosa, chegando ao ponto de financiar guerras, erguer castelos, conquistar cidades e até mesmo coroar reis.


Essa não é a minha primeira ou segunda leitura sobre os Templários e o movimentos das Cruzadas, a verdade é que eu busco ler tudo quanto é livro ou mesmo assistir filmes e documentários sobre esses temas. Dessa forma, não posso dizer que tudo o que foi apresentado por Dan Jones é uma novidade para mim. Contudo, o retrato histórico apresentado pelo autor é esclarecedor, claro, cativante e completo, pois ele nos apresenta diversas informações que são relevantes. A maior do livro ou grande parte o autor retrata a importância e o papel dos Templários nas Cruzadas, passando por figuras importantes, a bravura dos guerreiros, as escaramuças, os cercos que foram realizados.

É interessante os aspectos militares e as batalhas abordadas pelo autor, outro aspecto interessante é sobre o que era feito com os prisioneiros dessas batalhas e guerras. Uma boa parte dos prisioneiros eram vendidos como escravos pelo exército que os capturava, outros prisioneiros eram torturados, mas havia aqueles que eram considerados prisioneiros de guerra, esse possuíam alto valor de resgate e por isso eram de certa forma vistos com bons olhos. Contudo, alguns eram atormentados até que fossem resgatados.

Em suma, Dan Jones traça uma bela linha histórica sobre a ascensão e declínio dos Templários, fala sobre figuras importantes, as riquezas e terras que obtiveram, os conflitos políticos que travaram, bem como as perseguições que sofreram em sua existência, ou melhor, no final da sua existência. Esse é um livro que não aprofunda exaustivamente no tema, mas o autor é perspicaz e competente ao debruçar sobre aspectos políticos, militares e religiosos, tendo em vista que esse último foi um importante combustível para as Cruzadas.

Eu recomendo a leitura de Templários para todos aqueles que amam história, bem como para aqueles que simplesmente desejam conhecer a história dos Templários e os movimentos das Cruzadas. Esse é um livro imperdível!!

Sobre o autor: Dan Jones é um premiador historiador britânico que estudou em Cambridge e se especializou em Idade Média. Escreveu vários livros que venderam mais de um milhão de exemplares no mundo todo. Seu sucesso o levou a escrever colunas em jornais como The Wall Street Journal e The Sunday Times. Também escreve e apresenta programas de História na televisão e na Netflix.

Ficha técnica:
Título: Templários: 
Ascensão e queda dos guerreiros sagrados de Deus
Autor: Dan Jones
Tradução: Claudio Carina
Editora: Crítica
Páginas: 464
Ano: 2021
ISBN: 9786555354577
Onde comprar: Amazon - Planeta

Postar um comentário

0 Comentários