[RESENHA #895] VIKINGS - NEIL PRICE


Sinopse: Os maiores guerreiros de todos os tempos Entre os séculos XVII e o XI, a Era dos Vikings viu uma expansão sem precedentes dos povos escandinavos. Como comerciantes e invasores, exploradores e colonos, eles foram da Europa para a América do Norte e Ásia. Eram os maiores e mais temidos guerreiros do mundo. Mas, durante anos, tiveram sua história contada de forma distorcida por escritores medievais, historiadores vitorianos e até pelos nazistas que tentaram se apropriar de uma herança “branca” e escravocrata. Muito mais que bárbaros, eram curiosos e criativos e tiveram uma enorme importância na tecnologia marítima e na construção de cidades. Eles exportaram novas ideias para as terras e os povos que encontraram. Com base nas últimas evidências arqueológicas e textuais, o livro Vikings conta a história definitiva dos povos do norte em seus próprios termos: sua política, sua cosmologia e religião. Neil Price narra em detalhes o dia-a-dia desses homens e mulheres que inspiraram aventureiros e imperadores – na vida real e em filmes.

Resenha/Opinião: A origem exata da palavra Viking é desconhecida, mas para parte dos historiadores significa "o povo da baía", para outros o termo está associado à região de Viken, no sudoeste da Noruega, de onde se acredita que os primeiros invasores vieram. Contudo, nas línguas nórdicas modernas, a palavra é utilizada no sentido exato de invasores ou assediadores marítimos. Alguns estudiosos utilizam "vikings" com letras minúsculas para se referir à população em geral. Porém, nesse livro o autor utiliza "Viking" com V maiúsculo para designar o contexto histórico, ou seja, a Era Viking. Há ainda aqueles estudiosos que fazem uso do termo "Norsemen", que na língua inglesa signfica "homens nórdicos".

A verdade é que ao longo dos séculos, a história dos povos vikings sempre despertou interesse, mas também foi contada de inúmeras formas, principalmente por autores da Idade Média, bem como por historiadores daquele tempo e de gerações futuras. Dessa forma, pela multiplicidade de perspectivas e visões sobre os povos nórdicos é comum que não haja um consenso pacificado sobre a Era Viking e sobre os povos nórdicos, sempre há algum aspecto de divergência.


Em Vikings, o professor de Arqueologia e História Antiga Neil Price nos apresenta outra perspectiva sobre os povos nórdicos, aliás, a sua perspectiva. No decorrer da leitura fica claro que o autor realizou uma profunda e minuciosa pesquisa e investigação sobre os vikings, inclusive passando pelos usos e costumes, mas também como os vikings pensavam e o que eles sentiam sobre as navegações, explorações e conquistas, ou seja, nós conhecemos de forma íntima as características, os povos nórdicos, os aspectos sociais, os grandes guerreiros, mas principalmente a ascensão e declínio dos Vikings.

Uma das grandes contribuições dos povos nórdicos foi justamente na expansão marítimas, pois eles eram inovadores e foram os responsáveis pelas grandes novidades tecnológicas no campo da navegação. Contudo, os povos nórdicos também foram responsáveis por moldar alguns aspectos sociais e culturais que são cultuados e aplicados nos dias de hoje, tendo em vista que a própria cultura e idiomas dos vikings foram mesclados com a cultura dos grandes reinos britânicos daquele tempo e hoje estão presente no Reino Unido.

Os Vikings foram os responsáveis pelo surgimento de diversos assentamentos no continente europeu, mas em especial na Irlanda e no Reino Unido. Um dos assentamentos que deu certo é conhecido hoje como a capital da Irlanda, Dublin. A famosa cidade e destino almejado por muitos brasileiros surgiu como um assentamento dos vikings e se tornou um grande mercado de escravos na época.


Vikings é um repleto de detalhes, alguns são tão precisos e meticulosos que nos passa a sensação de estar vivenciando aquilo que foi apresentado, mas também me leva a refletir e questionar como os arqueólogos foram tão capazes de obter informações e desvendar mistérios do passado, um desses exemplos é um túmulo do século X na Dinamarca. É interessante que em nenhum momento o autor glorifica os vikings, ele apenas se concentra na história deles apresentando elementos, fatos e evidência histórias. Esse é um livro denso, mas de fácil compreensão. Recomendo para todos que amam História ou apenas querem conhecer mais informações sobre os Vikings!

Sobre o autor: Neil Price é um arqueólogo inglês especializado na história dos vikings. Já escreveu diversos livros sobre o tema. Lecionou em faculdades em Oslo e Estocolmo e, por cinco anos, dirigiu o curso sobre vikings na Universidade de Harvard. Atualmente, é professor de Arqueologia e História Antiga na Universidade de Uppsala, na Suécia, onde mora.

Ficha técnica:
Título: Vikings
Autor: Neil Price
Tradução: Renato Marques de Oliveira
Editora: Crítica
Páginas: 640
Ano: 2021
ISBN: 9786555355277
Onde comprar: Amazon - Planeta

Postar um comentário

0 Comentários