[RESENHA #907] O URSO E O ROUXINOL - KATHERINE ARDEN


Sinopse: No limite das terras selvagens russas, o inverno se estende por grande parte do ano e as camadas de neve são mais altas do que as casas. Mas Vasilisa não se importa ― ela passa as noites frias aconchegada com seus queridos irmãos, enquanto são aquecidos pelos contos de fadas narrados por sua velha ama. De todas as histórias, sua favorita é sobre Gelo, o demônio do inverno de olhos azuis, que surge na noite congelante e vai atrás de almas desavisadas. Os sábios russos o temem, diz Dunya, e honram os espíritos domésticos e da floresta que protegem seus lares do mal. Após a morte da mãe de Vasilisa, seu pai vai a Moscou e retorna com uma nova esposa. Extremamente devota, criada na cidade, a nova madrasta de Vasilisa proíbe toda a família de honrar os espíritos. Todos obedecem, mas Vasilisa se apavora com a sensação de que tais rituais são muito mais importantes do que imaginam. E, de fato, logo as colheitas se tornam escassas, criaturas malignas da floresta se aproximam e infortúnios perseguem a aldeia. Ao mesmo tempo, a madrasta de Vasilisa torna-se ainda mais rígida e determinada a preparar a jovem rebelde para o casamento ou ao confinamento em um convento. Com o perigo cada vez mais próximo, Vasilisa precisa enfrentar até aqueles que ama e invocar dons perigosos que por muito tempo escondeu ― tudo para proteger sua família de uma ameaça que parece ter saltado diretamente dos contos mais assustadores de sua ama.

Resenha/Opinião: O Urso e o Rouxinol foi publicado pela Fábrica231 (Rocco) em 2017 e desde então esse livro sempre me despertou  um profundo interesse. Contudo, por diversos motivos eu nunca conseguir realizar essa leitura, até que através da parceria com a Rocco eu finalmente tiver a oportunidade de ter esse livro em mãos. Para quem não sabe, esse é o primeiro livro da trilogia Winternight e Katherine Arden nos leva para a Rússia feudal, mais especificamente para uma pequena aldeia conhecida como Lesnaya Zemilya.

É nessa aldeia que conhecemos a história de Vasilisa Petrovna, ou Vasya, uma moça inteligente, destemida, esperta e sensível. Vasya é a filha mais nova de uma tradicional família agrária no interior da Rússia. Órfã de mãe, a garota cresceu ouvindo histórias dos contos de fadas e outras criaturas fantásticas. Descendente dos grandes e renomados príncipes russos, Vasya desde nova herdou um grande dom de sua mãe, a capacidade e poder de enxergar as criaturas mágicas, aliás, Vasya nutre uma profunda empatia por esses seres que rodeiam a sua aldeia.

A vida de Vasya passa a ser afetada com a chegada de sua madrasta, Anna Ivanovna, filha do Príncipe Ivan II. Anna assim como Vasya sempre foi capaz de ver as criaturas mágicas e fantásticas, mas com a conversão e o fanatismo religioso, Anna deixou de ver tais criaturas com naturalidade. Para não perturbar a sua madrasta e cair em desgraça com ela, Vasya passa a frequentar a floresta e ter contato com tais criaturas em segredo. Essa contraposição de ideias faz com que o desprezo de Vasya só aumente em face da madrasta. A situação de Vasya piora quando um padre chega no povoado com uma clara missão, converter e salvar aquela população que está ligada diretamente com o paganismo.

Em seu ofício, o padre impõe o medo e temor nas pessoas locais, desse momento em diante as pessoas do povoado param com as oferendas, eles não deixam mais presentes aos seres da floresta e com isso os rios começam a secar, as plantações não vingam, os animais passam a fugir e o frio começa a matar as pessoas, há uma catástrofe coletiva e todos são afetados. Os seres mágicos que habitam a floresta estão profundamente irritados e uma rixa é desencadeada entre os dois irmãos do inverno . Agora, essa rixa coloca em risco todo e qualquer tipo de vida na vila.

Vasya está diante de um dilema, ela terá que escolher entre obedecer e seguir as ordens de sua família e se afastar de vez das crenças populares ou lutar contra o fanatismo religioso que está apavorando aqueles que a cercam, enquanto luta para encontrar um equilíbrio entre as novas e antigas crenças, harmonia essa que sempre esteve presente em seu povo.


Sobre a autora: Nascida em Austin, no Texas, Katherine Arden passou um ano do ensino médio em Rennes, França. Após ser aprovada para a Middlebury College em Vermont, ela adiou a inscrição por um ano para viver e estudar em Moscou. Na Middlebury, especializou-se em literatura francesa e russa. Depois de formada, mudou-se para Maui, Havaí, e atualmente vive em Vermont.

Ficha técnica:
Título:
O urso e o rouxinol
Autora: Katherine Arden
Tradução: Elisa Nazarian
Editora: Rocco
Páginas: 320
Ano: 2021
ISBN: 9786555321180
Onde comprar: Amazon - Rocco

Postar um comentário

0 Comentários