[RESENHA #915] UMA QUESTÃO DE TEMPO - MARCOS DORIAN SÁ


Sinopse: Quando os sonhos parecem distantes, não há nada mais forte do que manter a esperança viva. Dadinho, uma criança pobre e negra do interior da Bahia, viverá uma experiência que mudará a sua vida por completo. Entre dramas, momentos de diversão e muito aprendizado, três amigos mostrarão que vale a pena aproveitar o tempo que se tem. Com uma bela demonstração de amor e amizade, “Uma questão de tempo” fará com que os leitores compreendam a importância da empatia e percebam que, acima de tudo, precisamos acreditar no outro. E aí… Quanto tempo você tem?

Resenha/Opinião: Em 1946, ser uma criança negra era sinônimo de não ter nenhum privilégio. Eduardo era filho de duas pessoas honestas e trabalhadoras, que ganhavam seu sustento trabalhando para o prefeito da cidade. Porém, tinham naquela vida uma perspectiva de boa, enquanto Dadinho desejava mais.  O sonho do jovem menino era poder estudar, assim como as crianças que observava sair da escola todos os dias na hora do almoço; era saber ler, escrever e ter uma vida melhor que o trabalho contínuo e pesado de seus pais.

A incrível chance de seu sonho se realizar chegou junto com o filho do prefeito, Junior. O rapaz foi morar com o pai e a madrasta após a morte prematura de sua mãe. Mas Junior não desejava ser prefeito, como estava nos planos do patriarca, ele queria ensinar, passar seu conhecimento a alguém e viu em Dadinho a sua chance de cumprir seu sonho em pouco tempo.
 
De sonhos, surgiu uma amizade. Através de Junior, Eduardo conheceu também Eliana, a prima do rapaz, e os três formaram um trio imbatível, ainda que mal visto, incialmente, pelas pessoas à volta. Junior, surpreendendo a todos, fez de Eduardo o seu irmão da vida, o melhor amigo, e mostrou o que a fidelidade é capaz de fazer: mudar a vida de alguém.

O livro é incrivelmente emocionante. Ao começar a leitura, não estava com altas expectativas, mas fui me encantando com as lições que podemos aprender através da história de Eduardo, a amizade entre ele e Junior e, especialmente, pela forma com que os acontecimentos vão se desenvolvendo. Apesar de ser uma leitura breve, o livro é completo e capaz de nos fazer sorrir com carinho ao decorrer de suas páginas e nos deixar com o coração apertado e quentinho ao final de sua leitura. 


Sobre o autor: Marcos é graduado em Letras, especializado em Docência e Aprendizado, professor de Linguagens e Literatura e formador de docentes. Atualmente, mora em Salvador e atua como gestor pedagógico. Como educador, pesquisa, arduamente, uma nova maneira de compreender as lacunas do cérebro nos déficits de aprendizagem. Casado com uma professora de História da Arte, tem uma filha e convive com o processo de evolução cognitiva todos os dias.

Ficha Técnica:
Título: Uma Questão de Tempo
Autor: Marcos Dorian Sá
Editora: Palavra & Verso
Ano: 2022
Páginas: 100
ISBN: 9786586773613
Onde Comprar: Palavra e Verso

Postar um comentário

0 Comentários