[RESENHA #920] A NUVEM NEGRA - FRED HOYLE


Sinopse: Cientistas do Observatório Palomar, na Califórnia, fazem o trabalho de rotina quando são surpreendidos por uma descoberta preocupante. Uma gigantesca nuvem negra de escala planetária está obliterando a luz das estrelas. E, se obliterar a luz do sol, aniquilará a vida no planeta, causando uma extinção pior do que a que extinguiu os dinossauros. Em um misto de hard sci fi com distopia, A NUVEM NEGRA, publicado em 1957, fala da rotina do trabalho científico e das consequências para a humanidade ao ignorar os avisos da ciência. Hoyle não hesita em tratar dos aspectos mais devastadores do evento que se avizinha, sem deixar de pensar nos tomadores de decisão e nas pessoas que serão impactadas.

Resenha/Opinião: Escrito pelo astrônomo Fred Hoyle e publicado originalmente em 1957, "A nuvem negra" chegou ao Brasil nesse ano de 2022 por meio da Todavia Livros. Estamos em 7 de janeiro de 1964 e acompanhamos um grupo de astrônomos iniciando os trabalhos da noite no observatório de Palomar, a cento e noventa quilômetros ao sul de Los Angeles. O céu noturno estava desanuviado e as estrelas brilhavam de horizonte a zênite, para os astrônomos, as condições eram consideradas ruins e a "visibilidade" estava baixa, eles resolveram largar os seus instrumentos de trabalho e foram realizar o lanche da meia-noite. 


Knut Jensen, um jovem astrônomo norueguês de 24 anos estava longe de sua terra, pois ele fazia companhia aos pesquisadores em Palomar, a sua função era procurar supernovas, estrelas que explodem com violência. Como não havia muito o que fazer naquela noite, Jensen resolveu fotografar o céu, algo que na verdade ele fazia há algum tempo. Com as chapas fotográficas em mãos, Jensen rumou para a sede administrativa em Pasadena. Após uma semana na sede analisando a maioria das chapas e sem maiores descobertas, Jensen decidiu voltar ao observatório de Palomar e no seu trajeto rumo ao observatório ele descobriu um anel de estrelas circundando uma mancha negra, algo totalmente novo para ele.

Uma força-tarefa de cientistas é organizada na Inglaterra, pois o que era temido aconteceu, a nuvem entrou em nosso sistema solar e desacelerou. O grande problema é que tal nuvem está caminhando em direção ao sol e com isso acaba bloqueando a radiação que vai em direção a Terra, as consequências disso são devastadoras e quase causa a extinção da vida na Terra. Tentando lidar com o desconhecido os cientistas passam horas observando o céu e fazem isso de forma minuciosa enquanto registram suas descobertas e elaboram equações para desvendar esse enigma.


Diante de todas as dificuldades esses cientistas chegam a um ponto de convergência e acreditam que tal nuvem é na verdade um organismo super inteligente e perigoso por sua formação gasosa. Correndo contra o tempo, eles buscam meios para ser comunicar com a tal nuvem negra para evitar a extinção a vida na Terra.

A nuvem negra é um livro obrigatório para todo leitor de sci-fi e por muito tempo foi ignorado pelas editoras brasileiras, até que a Todavia publicou nesse ano de 2022. Hoyle em "A nuvem negra" apresenta um enredo extremamente rico em informações científicas, os acontecimentos são explicados com inúmeros detalhes e embasamento científico, aliás, durante a leitura nos deparamos com fórmulas, esquemas e desenhos que servem para dar veracidade as pesquisas e aos efeitos devastadores ocasionados pela nuvem gigantesca em nosso sistema solar. Em suma, é uma leitura que vai te tirar da zona de conforto e vai agradar os leitores de ficção científica.


Sobre o autor: Fred Hoyle nasceu em 1915 em Bingley, na Inglaterra. Foi astrônomo, cosmólogo e escritor. Fundou e dirigiu o Instituto de Astronomia Teórica de Cambridge, foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e recebeu a Royal Medal de Sua Majestade, a Rainha, além de outros prêmios por suas contribuições para a astronomia. É autor de Ossian’s Ride, October the First is Too Late e Comet Halley.

Ficha técnica:
Título: A nuvem negra
Autor: Fred Hoyle
Tradução: Érico Assis
Editora: Todavia
Páginas: 272
Ano: 2022
ISBN: 9786556922409
Onde comprar: Amazon - Todavia

Postar um comentário

0 Comentários