[RESENHA #929] EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO - LOIS DUNCAN


Sinopse: O livro que deu origem a um dos maiores sucessos do terror no cinema. Neste clássico do terror – adaptado para o cinema e para a televisão –, quatro adolescentes tentam escapar de um assassino que deseja vingar a morte de um garotinho. Depois de uma noite de muita festa, quatro adolescentes atropelam acidentalmente um garoto de dez anos. Sem querer lidar com as consequências de seus atos, eles abandonam o corpo e decidem fazer um pacto, com a intenção de manter o ocorrido em segredo. No entanto, nem tudo é tão simples, e o sentimento de culpa não será o único problema com que terão de lidar. No ano seguinte, uma das adolescentes recebe um bilhete anônimo com uma mensagem curta, mas que diz tudo: “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”. Em um romance repleto de reviravoltas e obstáculos constantes, os quaro jovens terão que lutar por suas vidas, fugindo e se escondendo de um assassino que está determinado a fazê-los pagar pelo terrível crime que cometeram.

Resenha: O meu primeiro contato com "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado" foi justamente com o filme e isso há tantos anos que eu não lembro mais quando de fato assisti ao filme. Contudo, a Planeta Minotauro publicou em 2022 esse livro que há anos estava fora do mercado, ao menos na condição de lançamento ou novo e não pensei duas vezes em solicitar o livro através da parceria com a Planeta para finalmente ler essa obra que foi publicada originalmente em 1973 que se tornou um clássico do "terror".

Em "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado" acompanhamos Julie e seu namorado Ray, bem como Barry e sua namorada, Helen, uma garota loira, magra, bonita e popular. Os quatros são amigos e guardam um terrível segredo após um realizarem um pacto, pois após saírem de uma festa, eles atropelam um garoto e não prestam socorro. O grande problema é que devido a omissão de socorro o garoto acaba morrendo e essa noite muda totalmente a vida dos jovens amigos. Após o fatídico dia, Julie larga grande parte de suas atividades rotineiras, incluindo o namoro com Ray e ela passa o seu tempo focada nos estudos. Ray se muda e vai tentar a sorte em trabalhos de temporada, já Barry e Helen levam as suas vidas na maior normalidade. Barry consegue uma vaga na universidade e Helen se torna uma estrela da TV.


Enquanto seguiam com suas vidas, os jovens acreditavam que o acidente era de conhecimento apenas deles, mas alguém sabia o que aconteceu no último verão e quando Julie recebe uma carta de uma universidade, ela também recebe um bilhete com a seguinte frase "eu sei o que vocês fizeram no verão passado", isso abala profundamente a jovem. Desse momento em diante os outros amigos começam a receber mensagens sugerindo que uma outra pessoa teria presenciado o acidente.

Em princípio os jovens não dão muita atenção aos bilhetes que recebem, mas a situação muda quando ocorre um atentado contra um dos quatro jovens e desse momento em diante eles precisam se unir para enfrentar as dificuldades e perseguições cometidas por essa pessoa misteriosas contra as suas vidas.


Esse é um suspense com um misto de terror curtinho, mas pende mais para o lado de suspense. Aliás, você pode ler em um dia tranquilamente e apesar de ser uma leitura rápida, a autora desenvolveu bem os personagens, pois cada um tem as suas características pessoais, o que é bem legal.

O enredo foi bem construído ao meu ver e a história é envolvente. Outro aspecto positivo é a linguagem utilizada pela autora, pois é bem acessível. Quanto ao mistério é muito provável que boa parte dos leitores consigam desvendar após a metade do livro. Em suma, essa é uma boa porta de entrada para aqueles que desejam ler livros de suspense, mas também para aqueles que apenas querem ler um bom livro ou sair da ressaca literária.


Sobre a autora: Lois Duncan é a autora de mais de 50 títulos, indo de livros ilustrados para crianças até poesia e não ficção para adultos. É mais conhecida por seus romances de suspense e terror para jovens-adultos, como o grande sucesso Eu sei o que vocês fizeram no verão passado. Nasceu em 1934, na Filadélfia, Estados Unidos, e faleceu em 2016. Por um corredor escuro é considerado um grande clássico do terror juvenil norte-americano. Publicado em 1974, foi adaptado para o cinema em 2017.

Ficha técnica:
Título:
Eu sei o que vocês fizeram no verão passado
Autora: Lois Duncan
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 192
Ano: 2022
ISBN: 9786555355765
Onde comprar: Amazon - Planeta

Postar um comentário

0 Comentários