[RESENHA #930] HOMENS ELEGANTES (HOMENS ELEGANTES #1) - SAMIR MACHADO DE MACHADO


Sinopse: Escritor e roteirista nascido em Porto Alegre, Samir Machado arrebanhou elogios da crítica com o romance Quatro soldados. Agora, em sua estreia na Rocco, o gaúcho confirma que é uma das vozes mais originais da literatura nacional com um romance histórico que se filia à melhor tradição do gênero. Na trama, um soldado brasileiro é enviado a Londres com a missão de investigar uma rede de contrabando de livros eróticos para o Brasil, em 1760, e se deslumbra com os luxos e excessos da alta sociedade europeia. Uma legítima aventura de capa e espada, com direito a duelos e perseguições a cavalo, apimentada pela literatura pornográfica iluminista e pelo universo LGBT do século XVIII. A obra foi adquirida para adaptação cinematográfica pela RT Features, responsável por sucessos internacionais como Frances Ha, de Noah Baumbach, entre outros.

Resenha/Opinião: Esse não é o meu primeiro contato com a escrita do Sammir, pois há muito tempo eu li "Quatro soldados" e "Corpos Secos", o primeiro um romance/ficção histórica e o segundo um livro que ele escreveu com outras três autores. Homens Elegantes foi publicado originalmente em 2016 e é o primeiro volume de uma série que até o momento conta com dois títulos.

Estamos no ano de 1760 e conhecemos Érico Borges, um soldado brasileiro extremamente hábil com a espada, mas também um grande espião. Érico é enviado à Londres com uma clara missão, realizar uma investigação sobre uma enorme quantidade de livros contrabandeados para o Brasil, mas não são quaisquer livros, são livros eróticos.


Aos poucos, Érico se infiltra na sociedade londrina se disfarçando sob a figura de Barão de Lavos, mas acostumado com às restrições inerentes de uma vida na colônia, Érico fica abismado e deslumbrado com tudo o que oferece a cidade de Londres, principalmente com as excentricidades e peculiaridades que encontra na capital da Inglaterra, mas também com a liberdade que encontra por lá.

"O olhar de colonizador, condescendente e paternal. É o olhar de quem considera a própria superioridade um fato estabelecido, uma verdade dogmática, e do alto de sua arrogância observa o mundo que o cerca como sendo habitado por selvagens ignorantes."

Enquanto realiza as investigações, Érico se depara com uma trama muito pior e extremamente perigosa, algo que vai muito além do simples contrabando de livros, algo que é capaz de provocar uma guerra e eliminar de vez a fragilizada Coroa Portuguesa. Contudo, se tal guerra estourar, o Brasil pode ser devastado.

Homens elegantes é um livro que aborda política, intrigas, trapaças, mistérios, sexo, ópera, ou seja, um pouco de tudo e um pouco mais, pois Samir vai além ao retratar um romance entre homossexuais, algo que na época deveria ser extremamente mal visto pela sociedade, ao menos é o 
suponho, dessa forma a minha visão baseia-se em conjecturações. Samir nos apresenta um enredo repleto de pontos que nos leva a refletir, pensar sobre o quanto a humanidade mudou e ainda precisa mudar, seja para combater as desigualdades, discriminações e preconceitos.


Érico é um personagem cativante, ele é um herói, precisa enfrentar algumas dificuldades, mas também tem alguns momentos de dramas, aliás, é perceptível que ao longo de sua jornada ele vai evoluindo. Contudo, há outros personagens bem interessantes e alguns chamam bastante atenção como: Armando, Fribble, Maria e Gonçalo. Outro detalhe que quero ressaltar é o mundo muito bem construído que nos é apresentado pelo Samir.

A leitura de "Homens elegantes" pode parecer densa, principalmente para aqueles que não estão habituados a ler ficção histórica, mas digo que é uma leitura envolvente e prazerosa, principalmente pelos momentos divertidos, pois o autor nos proporciona algumas boas risadas. Esse livro nos demonstra um pouquinho sobre a história do Brasil e isso ao meu ver é bem legal. Por fim, "Homens elegantes" é um livro repleto de reviravoltas e isso é algo que gosto muito!


Sobre o autor: Samir Machado de Machado nasceu em 1981 em Porto Alegre (RS). Organizou a coleção de antologias Ficção de Polpa (2007-2012) e escreveu a novela O professor de botânica (2008). Seu último romance, Homens elegantes (2016), teve os direitos para o cinema adquiridos pela RT Features.

Ficha técnica:
Título:
Homens elegantes (Homens elegantes #1)
Autor: Samir Machado de Machado
Editora: Rocco
Páginas: 576
Ano: 2016
ISBN: 9788532530400
Onde comprar: Amazon - Rocco

Postar um comentário

0 Comentários