Ano: 2016
ISBN: 9788576573388
Onde Comprar: Amazon – Saraiva
Sinopse: ‘Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam.’ Uma caravela portuguesa naufragada com mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, uma estranha caixa de prata lacrada esconde um segredo. Apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de mergulhadores que a descobriu decide seguir em frente, e encontra sete cadáveres. Esses corpos misteriosos e cadavéricos são levados para estudos e tudo parece estar sob controle até o despertar do primeiro deles. Em “Os Sete”, André Vianco atualiza o mito dos Vampiros, apresentando ao leitor seres poderosos, cada um com uma característica única, mas todos com natureza monstruosa e sanguinária. O resultado é um livro envolvente, repleto de ação e reviravoltas, que em pouco tempo ocupou seu merecido lugar entre os mais importantes livros de terror e fantasia brasileiros.
Resenha: A trama inicia-se com César e Tiago, moradores da fictícia cidade de Amarração, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Os amigos sempre dedicaram parte do tempo para mergulhos exploratório, com o objetivo de descobrir itens valiosos para levantar uma grana. Porém, a dupla descobre algo grandioso, uma caravela portuguesa do século XV. Diante dessa descoberta a dupla precisa descobrir uma forma de retirar a caravela do fundo do mar, mantendo-a intacta e para isso eles contam com a ajuda de Eliana, namorada de Tiago.
“Quando eles encontraram aquele navio naufragado, decidiram manter segredo. Já tinham encontrado um antigo pesqueiro dois anos atrás e logo os poucos mergulhadores do vilarejo começaram a ronda o achado em busca de qualquer coisa que valesse uns trocados. Agiriam diferente desta vez, na miúda.” p. 21.
Porém o grupo composto por Tiago, César, Dias, Delvechio e Eliana, descobre também a existência de uma caixa de prata, que contém instruções bem claras. A inscrição instruí que a caixa não deve ser aberta, além disso possui uma série de nomes que intriga e causa curiosidade nos pesquisadores São eles: Acordador, Espelho, Gentil, Inverno, Lobo, Sétimo e Tempestade.
Os pesquisadores resolvem então abrir a caixa e encontram dentro dela sete cadáveres ressecados, lembrando uma mumificação. O grupo resolve realizar uma série de exames para tentar descobrir o que pode ter acontecido com os sete homens, mas nada de anormal é encontrado.
“Todos se voltavam agora para o professor Delvechio, ouvindo suas suposições. Estavam interessados em seu ponto de vista, mas achavam um pouco fabuloso demais e preferiam acreditar que a tal coisa fugida era humana.” p. 99.
Esse mistério que cerca os corpos continua até que um acidente acontece e eles percebem após algum tempo que um dos corpos, começa a ganhar vida novamente e quem ressurge é Dom Guilherme, conhecido como Inverno. Ele possui poderes que são capazes de congelar homens até a morte.
“O morto-vivo abandonou o caixão e arrastou-se para fora da sepultura. A tumba escura estava vazia, e ele não tinha a ideia do que fazia ali. Não se lembrava do seu último dia lá fora.” p. 133.
Desse momento em diante, vamos acompanhar uma perseguição aos vampiros que foram despertos por Inverno, inciada em Porto Alegre e que nos leva até Osasco, cidade situada na Grande São Paulo. O detalhe é que cada vampiro possui um poder aterrorizante.
Opinião: Os Sete é o primeiro livro da série Vampiros do Rio D’ouro e é seguido por Sétimo, já publicado pela Editora Aleph, falando na editora eu confesso que sempre tive vontade de ler as obras do André Vianco e isso foi possível graças a Editora Aleph que me enviou o livro Os Sete.
Vianco tem uma escrita ótima e me proporcionou uma leitura envolvente e irreverente, fazendo Os Sete passar de forma muito rápida. Os personagens inseridos na trama são bem construídos e do decorrer da leitura é possível se apegar em alguns deles. Além disso o autor nos deixa curioso para saber o que vai acontecer nos próximos capítulos.
É interessante ver que os Vampiros, essa criaturas das trevas utilizam do medo como principal arma e fonte de alimento, pois quando um humano decide encarar todo horror e controlar o seu pânico, é que os vampiros encontram oponentes capazes de fazer frente. Outra fato legal na trama é como os vampiros se comportam diante das descobertas tecnológicas como a descrição do vampiro inverno sobre um mero helicóptero.
A editora Aleph realizou um grande trabalho em Os Sete, a edição está linda e muito caprichada, na capa podemos visualizar uma arte muito bem feita demonstrando e que retrata os sete vampiros. A edição conta ainda com uma breve apresentação sobre o autor André Vianco.






Redes Sociais