Título: O Médico e o Monstro
Autor: Robert Louis Stevenson
Editora: ViaLeitura [Edipro]
Páginas: 96
Ano: 2018
ISBN:9788567097527
Onde Comprar: Edipro
Sinopse: Misturando elementos de ficção científica e de horror, O Médico e o Monstro é uma das principais novelas góticas do século XIX. Publicado por Robert Louis Stevenson em 1886, o livro é considerado pelo autor de terror Stephen King, um dos três grandes clássicos do gênero – ao lado de Drácula e de Frankenstein. O enredo tem inicio com a descoberta de que o respeitável médico Henry Jekyll deixou como único beneficiário de seu testamento o odioso senhor Hyde. Um ano depois, Hyde espanca um homem até a morte. Enquanto isso, Jekyll se isola cada vez mais em seu laboratório. O advogado Gabriel Utterson se empenhará, então, em descobrir a estranha relação que une esses homens. O médico e o monstro traz elementos inovadores ao gênero de horror, como o transtorno de dupla personalidade, por exemplo. Com referências as assassinatos cometidos por Jack, o estripador, na Londres vitoriana, chegou a inspirar um novo termo no dicionários inglês: Jekyll and Hyde, como são chamadas as pessoas moralmente dúbias.
Resenha: O senhor Utterson não era diferente de muitos dos profissionais de sua época. Sério e sisudo, porém, honesto e bastante competente na profissão que escolheu seguir, a de advogado, sempre foi visto como um homem confiável e fiel aos seus princípios e amigos. Foi em uma caminhada com seu amigo, senhor Enfield, que descobriu uma relação bastante estranha entre outro amigo de longa data, o Senhor Jekyll.
O senhor Enfield, contou que em uma noite qualquer, estava ele voltando de algum lugar por volta das três da madrugada, quando presenciou uma cena um tanto revoltante. O senhor Enfield avistou um homem estranho virando a esquina rapidamente e “atropelando” uma criança, passando por cima dela e deixando-a gritando no chão. Como o homem não parou nem nada, indignado, o senhor Enfield foi no encalço dele, alcançando-o e o trazendo pelos colarinhos até o local do incidente.
“Não parecia um homem; foi como um maldito Juggernaut, um verdadeiro rolo compressor. […] Ele parecia perfeitamente calmo e não ofereceu nenhuma resistência, mas me olhou com expressão tão medonha que me fez suar frio.” p. 10.
O Senhor Utterson ficou sabendo pelo relato de Enfield, que após algumas ameaças suas, o homem prometeu uma indenização de cem libras. E foi quando eles o acompanharam até um endereço que já era de conhecimento do advogado. Foi então que ele teve a certeza que aquele homem misterioso estava, de alguma forma, chantageando ou ameaçando seu amigo e cliente, o Dr. Henry Jekyll.
O Senhor Utterson ficou sabendo pelo relato de Enfield, que após algumas ameaças suas, o homem prometeu uma indenização de cem libras. E foi quando eles o acompanharam até um endereço que já era de conhecimento do advogado. Foi então que ele teve a certeza que aquele homem misterioso estava, de alguma forma, chantageando ou ameaçando seu amigo e cliente, o Dr. Henry Jekyll.
Algumas semanas antes, Henry Jekyll enviou um documento para o seu amigo e advogado, Utterson, que se revelou ser o “Testamento do doutor Jekyll”. Utterson, apesar de contrariado, nada podia fazer quanto ao seu conteúdo, pois estava expressa a vontade de seu amigo que no caso de sua morte ou desaparecimento, todos os seus bens deveriam ir para seu “amigo e benfeitor” Edward Hyde. Utterson conhecia Jekyll há muitos anos e jamais havia ouvido nada à respeito de Edward Hyde. Mas quando ficou sabendo daquela estranha história envolvendo o misterioso Hyde, Utterson resolveu que deveria descobrir o que estava acontecendo com seu amigo.
“Daquele momento em diante, o senhor Utterson passou a rondar aquela porta na viela das lojas. Pela manhã, antes do horário comercial, ao meio-dia, quando havia muito movimento e pouco tempo livre, à noite, sob o rosto da lua enevoada da cidade, sob todas as luzes e a qualquer hora, de solidão ou multidão, o advogado podia ser visto no posto por ele escolhido.” p. 19.
Conhecer, finalmente, o senhor Hyde, não foi uma coisa muito agradável para o senhor Utterson, pois Hyde fazia com que as pessoas se sentissem incomodadas, com um certo medo, em sua presença. Algumas semanas depois, mesmo sabendo que estava se intrometendo, Utterson finalmente conseguiu ficar sozinho com seu amigo, Jekyll, após um pequeno encontro social que o médico dera em sua residência, e falar sobre o misterioso Hyde.
“O belo rosto largo do doutor Jekyll ficou branco até nos lábios, e então seus olhos ficaram escuros. “Não quero ouvir mais nada”, ele disse. “Este é um assunto que pensei que havíamos concordado em não tocar mais.” p. 27.
Utterson não pode mais se intrometer nos assuntos entre Jekyll e Hyde, pois o doutor fora irresoluto quando “pediu” para que Utterson não lhe incomodasse mais com aquilo. Tudo ficou calmo por um tempo, mas por volta de um ano depois, Londres foi abalada por um crime brutal. Utterson tinha se envolvido no caso, pois a vítima tinha um envelope selado e endereçado ao advogado. Na manhã do crime o envelope tinha sido entregue e Utterson foi levado à delegacia para ver se reconhecia o corpo da vítima. Utterson não só reconheceu a vítima como também reconheceu de quem era a arma do crime: uma bengala, que estava partida e esfolada, ele reconheceu de imediato como aquela que dera de presente alguns anos antes ao seu amigo, Henry Jekyll. Assim teve início a caçada ao misterioso Edward Hyde e o desespero do renomado médico Henry Jekyll.
Opinião: O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson, demonstra que certas histórias são fadadas a longevidade e a adoração eterna. Dono de uma escrita muito fluida, Stevenson, nos conta a grande descoberta de Henry Jekyll e suas terríveis consequências. O grande diferencial de O Médico e o Monstro é o ineditismo do tema da dupla personalidade; hoje conhecido como Transtorno Dissociativo de Identidade. Não contente com essa inovação na literatura na época, Stevenson, resolve ainda contar a história dentro de um universo de horror; hoje classificado como Terror Clássico.
Opinião: O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson, demonstra que certas histórias são fadadas a longevidade e a adoração eterna. Dono de uma escrita muito fluida, Stevenson, nos conta a grande descoberta de Henry Jekyll e suas terríveis consequências. O grande diferencial de O Médico e o Monstro é o ineditismo do tema da dupla personalidade; hoje conhecido como Transtorno Dissociativo de Identidade. Não contente com essa inovação na literatura na época, Stevenson, resolve ainda contar a história dentro de um universo de horror; hoje classificado como Terror Clássico.
Stevenson, assim como muitos outros escritores daquele tempo, nos engendra na busca pelo desconhecido em que muitos cientistas e médicos se colocaram na época Vitoriana, por exemplo, em busca de conhecimento, status e também riqueza. Porém, quase sempre algo de errado acontece e as coisas acabam não dando tão certo quanto se esperava. Como uma marca daquela época a fragilidade humana é bastante presente em toda a obra de Stevenson, principalmente em O Médico e o Monstro, onde situações emocionais extremamente fortes, acabam levando alguns personagens à morte.
O mais incrível de O Médico e o Monstro, fica por conta das possibilidades que a história nos apresenta, principalmente a possibilidade de ser uma pessoa totalmente diferente da que você é. Stevenson, envereda pela dissociação do bom e do mau, onde Jekyll é o misto das emoções como qualquer ser humano e Hyde é apenas maldade. Toda a negritude da alma passa a ser um personagem vivo, asqueroso e atuante pelas ruas de Londres. Sem qualquer pudor, consciência ou simpatia pelo próximo, Hyde faz o que quiser sem se importar com nada além de si mesmo.
Enquanto Jekyll, em primeiro momento, se diverte com a personalidade de Hyde, no futuro, essa mesma personalidade vai trazer apenas desespero onde antes, havia diversão. O horror que se sucede com a deterioração das personalidades viventes em um único corpo, traz para ambos o desespero, pois eles sabem que somente um poderá se sobressair ao outro.
Stevenson tece uma crítica social imensa quando da confissão de Jekyll, mostrando que muitas vezes aquilo que se deseja pode custar a destruição de vidas e o abalo de sociedades inteiras. É muito interessante e intrigante ver como o personagem de Jekyll, tido como o lado bom, demonstra e confessa diversas coisas que estavam escondidas em seu interior e que foram colocadas para fora e muitas até executadas pelo seu outro eu; o senhor Hyde. Por outro lado, Hyde é visto apenas como o vilão de toda a história, sem que se escute a sua versão dos fatos.
Simbolicamente, Hyde, pode ser demonstrado como nossa raiva, nossos desejos proibidos e também nossas idealizações de vingança contra situações que nos fizeram sofrer em algum ponto de nossas vidas. Hyde, é tudo aquilo que não podemos ser sem nos destruirmos por completo, caso o coloquemos; Hyde, em ação. Obviamente, que Stevenson nos demonstra de uma forma muitíssimo eficaz todas as consequências de se fragmentar fisicamente e psicologicamente, quando faz a alusão ao Transtorno de Dissociação de Identidade em Jekyll e Hyde. O que um não faria nem pensando mil vezes, o outro faria mil vezes sem pensar em absolutamente nada.
O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson foi publicado pela primeira vez em 1886 e em mais de cento e trinta anos depois continua sendo atual e mordaz, além de espetacularmente gratificante em entreter seus leitores e é sim, maravilhosamente IMPERDÍVEL.
Sobre a edição: A editora Edipro, através do selo ViaLeitura, nos apresenta mais uma vez uma ótima e enxuta edição de um dos maiores clássicos de terror de todos os tempos. O Médico e o Monstro, vem com uma capa que também remete ao tempos “exagerados” da ficção científica e terror dos anos 50 e 60 [vide Frankenstein], e que ficou muito bacana e bastante bonita. A fonte é bem agradável e segue impressa em papel amarelado deixando bastante prazerosa a leitura desse clássico. O Médico e o Monstro faz parte da coleção “Clássicos da Literatura Universal” e que conta com títulos como o já mencionado Frankenstein, Drácula, A Máquina do Tempo, O Homem Invisível, Carmilla – A vampira de Karnstein entre muitos ótimos outros títulos.
Sobre o autor: Robert Louis Stevenson [1850 – 1894] foi poeta e escritor. Nascido na Escócia, redigiu clássicos como A Ilha do Tesouro e O Médico e o Monstro, tornando-se um dos autores mais importantes do século XIX e mais traduzidos até hoje. Crítico às normas sociais, ele deixou a família, que considerava conservadora, aos 23 anos, e partiu para Londres, onde passou a frequentar os salões literários. Três anos depois, conheceu sua esposa em Paris. Acompanhando dela e do enteado, mudou-se para as Ilhas Samoa, no Pacífico, em 1889. Em meio à paisagem paradisíaca, que ele amava, morreu de hemorragia cerebral aos 44 anos.







Redes Sociais