Título: Terceiro Reich no Poder
Autor: Richard J. Evans
Editora: Crítica (Planeta de Livros)
Páginas: 1040

Ano: 2018
ISBN: 9788542208245
Onde Comprar: Amazon – Saraiva

Sinopse: Como foi que os nazistas conquistaram o coração e a mente dos cidadãos alemães, distorceram a ciência e a cultura e colocaram o país no caminho de outra terrível guerra? Neste segundo volume da trilogia que conta a história do Terceiro Reich, o renomado historiador Richard J. Evans traz o relato definitivo da ditadura de Hitler entre 1933 e 1939, e mostra a impressionante nuvem de terror que se apoderou da Alemanha depois de os nazistas tomarem o poder.

Resenha: Terceiro Reich no Poder é o segundo volume da trilogia História do Terceiro Reich e o autor Richard J. Evans retorna para falar sobre a ascensão ao poder e queda dos nazistas na Alemanha. As informações e acontecimentos nesse livro ocorrem após os eventos finais do primeiro volume “A Chegada do Terceiro Reich” que teve como foco a crescente ideia de nacionalismo pelo povo alemão nas primeiras décadas do século XX aliado a crescente insatisfação após a Primeira Guerra Mundial. Como o próprio título diz, o objeto de estudo desse segundo volume é o Terceiro Reich no poder, algo que iniciou-se em 1933 e eclodiu com a Segunda Guerra Mundial.

Richard aos poucos nos demonstra como Hitler tornou-se quase um Deus para os alemães, pois ele era o líder máximo do país e erros não eram aceitáveis. Ele foi colocado em um pedestal de tamanha importância que estava acima de partidos políticos ou da própria política para muito dos seus conterrâneos e essa imagem criada a seu respeito, muito se deve ao marketing e propagandas criadas para atingir o coração do alemão comum e humilde. Mas Hitler e seus asseclas inicialmente foram discretos ao aplicar a política racial desejada durante os primeiros anos no poder.

Mas o líder máximo do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, Adolf Hitler não estava satisfeito e usou esse período entre 1933 e 1939 para expurgar da Alemanha os seus opositores e todos aquelas pessoas que foram consideradas perigosas para os seus planos na esfera política alemã, bem como qualquer um que pudesse prejudicar a hegemonia racial alemã ou a ideia da raça pura tão almejada. Dentre aqueles considerados perigosos para o Terceiro Reich estavam os judeus, minorias étnicas e também facções políticas diversas, não satisfeito com as perseguições, até mesmo pessoas homossexuais ou portadores de deficiências físicas foram perseguidas e essas perseguições ganharam força com a proximidade da guerra. Mas Hitler, aquele que não poderia cometer erros, deu um passo em falso e viu o seu país em guerra contra o Reino Unido.
Opinião: Richard J. Evans é sem sombra de dúvidas um grande historiador e escritor. O autor examina de forma magistral diversos aspectos da sociedade alemã, passando pela arte, política e cultura de forma geral, mas também os oficiais nazistas que buscavam formas de controlar a arte em sua essência e formas de expressão durante o regime nazista. O autor nos demonstra que esses oficiais tinham por objetivo incentivar a hegemonia racial e cultural alemã, mas também integrar a ideologia nazista na vida das pessoas e instituições, como igrejas, clubes, bibliotecas e todo local voltado para a cultura, tudo deveria estar alinhado com a ideologia nazista.

O autor não aborda apenas a política e cultura alemã ou mesmo a ideologia nazista, ele também examina a opção de Hitler em centralizar o poder e as tomadas de decisões após assumir de fato o poder e ter em mãos o país. Isso fica claro com as deciões de aposentar e afastar do governo aos poucos os nacionalistas. A parte economica também é abordada e analisada em detalhes e o autor nos demonstra que à partir do momento que a economia alemã conseguiu se recuperar da crise economia que assolou o mundo anos antes, ocorreu uma forte militarização no país.
O Terceiro Reich no Poder é um livro rico em detalhes, são diversas informações que o autor traz à tona como as contribuições prestadas por Joseph Goebbels (Ministro da Propaganda do Reich) para mobilizar o povo alemão para a guerra. Por outro lado, o autor no demonstra que divergências ocorreram entre pais e filhos com a ideia do nazismo naquela época, pois os jovens entusiastas por natureza ficaram deslumbrados com Hitler e o governo da época, enquanto os pais ficaram desconfiados. Mas eu não sei até que ponto essas divergências estiveram presentes na sociedade alemã daquela época, o quanto isso ficou claro ou não.

Basicamente esse é um livro ao meu ver voltado para aqueles que amam história e que querem conhecer a fundo esse período nefasto na história da Alemanha e também do mundo. Pela quantidade de informações não posso dizer que é um livro de fácil leitura, pois não tem uma linha narrativa singular ou contínua, algo que é mais comum em livros de literatura em geral como romances, ficções históricas e científicas, por isso demanda atenção e paciência do leitor. Esse livro é magnífico, é uma obra grandiosa que tem um clímax espetacular e que demonstra um pouco o lado obscuro do ser humano.
Sobre a Edição: O selo Crítica está de parabéns pelo trabalho realizado, pois esse livro é apresentado em uma edição de capa dura, as folhas possuem boa gramatura e a revisão ficou ótima. A edição conta ainda com diversas imagens (incluindo mapas) e fotos que enriquecem ainda mais a pesquisa realizada pelo autor e tudo é muito bem detalhado. Esse é um projeto gráfico de alta qualidade e demonstra toda a competência do selo Crítico e do Grupo Planeta de Livros.

Sobre o Autor: Sir Richard John Evans é um acadêmico e historiador britânico, mais conhecido por sua pesquisa na história da Alemanha durante os séculos XIX e XX, particularmente sobre o Terceiro Reich. Foi professor régio de história na Universidade de Cambridge até 2014, onde atualmente trabalha como presidente do Wolfson College.