Páginas: 348
Ano: 2014
ISBN: 9788566636321
Onde Comprar: Amazon – Saraiva
Sinopse: Em O Grande Fora da Lei: A Origem do GTA, o aclamado escritor, jornalista e gamer inveterado David Kushner nos conduz por uma divertida jornada com altos riscos e lucros exorbitantes do mundo cada vez mais acelerado dos maiores players da indústria dos games e de seus inimigos prontos para derrubá-los. Kushner revela de forma brilhante a história não contada das pessoas que criaram o produto que definiu uma geração e enfureceu outra. Elaborado por mais de uma década com reportagens, entrevistas e muitas horas jogando, o livro de Kushner mergulha fundo nos bastidores de GTA, até então mantidos em segredo e alimentados por rumores e mitos. Além disso, ele examina a violenta reação cultural e política que ajudou a manter sua vida comercial em alta ao mesmo tempo em que ameaçava a existência do próprio jogo. A franquia enfrentou processos e disputas judiciais com o objetivo de tirá-lo de circulação, movidos pelo falso moralismo e puritanismo da cultura norte-americana e sobreviveu.
Resenha: O livro de David Kushner “O Grande Fora da Lei” não conta apenas a história dos jogos GTA, mas também de todos que estiveram envolvidos na produção dessa franquia, Kushner reconta a trajetória da Rockstar, empresa que desenvolveu GTA e outros jogos, mas sua narrativa começa antes do nascimento da empresa.
“Eles não estavam mais vendo Liberty City do alto, haviam sido teletransportados para dentro dela. O ladrão tomava a direção, do mesmo jeito que a Rockstar estava determinada a fazer com a indústria dos jogos.” p. 110
“Em 20 de outubro de 2003, Thompson protocolou uma ação de 246 milhões de dólares em nome das vítimas dos Buckner contra a Sony Computer Entertainment of America, por promover GTA III; o Wal-Mart por vendê-lo; e a Rockstar, por criá-lo e distribuí-lo.” p. 176.
Kushner nos mostra ainda como os jogos foram feitos, alguns deles foram influenciados pelo clima que havia na empresa, a relação do estúdio com os consumidores, fala sobre o código “Hot Coffe”, que deu origem as cenas de sexo no jogo. Além disso nos mostra a importância do jogo para o desenvolvimento dos games.
Opinião: Esse é um livro sobre entretenimento, sobre um game muito famoso, que está consolidado no mercado. O autor nos traz informações sobre o estúdio Rockstar, os problemas enfrentados na construção e publicação do game GTA, todo os bastidores, a pressão que os funcionários da empresa tiveram que enfrentar.
O livro dá muita atenção para as polêmicas que envolveram os bastidores e também o jogo GTA, traz muitas informações sobre esse mundo, confesso que tive um pouco de dificuldade na leitura da obra, pois são muitas informações também técnicas sobre os jogos.
A DarkSide fez um lindo trabalho nesse livro, aposto que os fãs da série amaram o livro, possui capa dura, a diagramação é muito boa, os capítulos são curtos, contém prólogo, epílogo, notas do autor e notas de agradecimentos, sem contar as diversas ilustrações presentes no livro.
Por Yvens Castro.




Redes Sociais